Curados da cegueira pela fé

Quantos de nós alimentamos em nossos corações a esperança de chegar dezembro e vir à Canção Nova para celebrar nossas vitórias! Porém, é importante compreendermos a caminhada que fazemos para chegar até o dia de hoje. Não é por acaso que o “Hosana Brasil” acontece todos os anos no tempo do Advento, que nos convida a contemplar tudo com um olhar de expectativa. Essa é a espera das esperas, pois falamos da Segunda Vinda de Jesus.

Neste tempo, precisamos olhar para o Evangelho de hoje e acreditar que há um Deus que nos ama e não quer que pereçamos, mas sim que tenhamos vida eterna. Contudo, só aqueles que correspondem ao chamado de Deus são capazes de experimentar o sentimento de alegria, que brota ao nosso coração, com a preparação para o dia glorioso, quando todos os olhos poderão ver o Senhor.

“Onde há amor, uma luz se levanta no mundo”, ensina padre Roger Luis
Foto: Fotos CN / Maria Andrea

A beleza da liturgia de hoje também inaugura um tempo de graça para nós, pois o “Hosana Brasil” celebra mais do que graças alcançadas. Ele celebra a vitória da luz sobre as trevas!

Eu creio que o que Deus quer fazer em nós, no início deste “Hosana Brasil”, é nos curar da cegueira espiritual. Essa escuridão invadiu a terra devido ao pecado e começou a ser dissipada na primeira Vinda de Cristo, quando Deus nos deu Seu Filho único para nos salvar.

Infelizmente, hoje, o mundo quer nos fazer acreditar que não é mais possível chegar às vitórias. Se você ligar a TV, em um noticiário, só vai ver tragédia e destruição. Eles querem nos fazer pensar que já não tem mais jeito, que o mundo está perdido. No entanto, é justamente quando as trevas se levantam que a luz de Deus brilha ainda mais forte!

Onde há amor, uma luz se levanta no mundo, porém, onde predomina o ódio, a escuridão se apresenta. Se você é filho de Deus, precisa ser luz para um mundo que grita por esperança. Você não pode ser apenas uma estatística, mas precisa fazer a diferença na vida daqueles que estão à sua volta. Essa luz é a mesma luz que dissipa a cegueira espiritual sobre a qual falamos no início desta homilia. Você já viu alguém enxergar perfeitamente no escuro? Pois bem, da mesma forma, é impossível ver o plano de Deus para nossa vida se não conseguirmos observar nada que está à nossa volta.

Só podemos chegar à vitória quando entendemos o que essa palavra quer dizer. A vitória, para um cristão, é entender que, pelo Sangue de Jesus Cristo, fomos remidos no madeiro da cruz. Então, quando tentarem fazê-lo acreditar que você é um derrotado, grite para essas pessoas: “Hosana Brasil!”

Como não celebrar a vitória se a Palavra nos diz que Deus está conosco até o fim dos tempos!? Nós cremos no Emanuel, que é o “Deus conosco”, Aquele que nunca nos abandona e é constante luz para nossa vida.

No Evangelho de hoje, os cegos, que se aproximaram de Jesus, ouviram d’Ele a seguinte pergunta: “Vocês acreditam que eu possa curá-los?”. E a resposta deles foi uma resposta de confiança. Mas qual será a resposta que você tem dado diante das tribulações que surgem na sua vida? Talvez, agora seja o momento de gritar para Cristo: “Senhor, Filho de Davi, tende piedade de nós!”, para que até domingo, assim como muitos aqui, você possa dar um grito de vitória, pois a cegueira na qual você estava envolvido já não existe mais. E só nos resta a confiança na certeza da vitória que vem do Alto.

↑ topo