Elizabeth Nguyen testemunha história de fé e devoção do cardeal Van Thuân

Elizabeth Nguyen Thi Thu Hong, testemunha a vida de fé e de forte devoção a Jesus Eucarístico, do seu irmão, o cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân – que está em processo de beatificação.

Sobre Van Thuân

O cardeal Van Thuân, nasceu no Vietnã em 1928 e foi nomeado sacerdote em 1953. Aos 39 anos, se tornou bispo da diocese de Nha Trang, no centro do Vietnã.

Em 1975, foi nomeado por Paulo VI arcebispo coadjutor de Saigon. Sua nomeação foi recusada pelo governo comunista que, no dia 15 de agosto do mesmo ano, o prendeu. Van Thuân permaneceu na cadeia por treze anos, sendo libertado em 21 de novembro de 1988.

Em 1998, foi nomeado presidente do Pontifico Conselho Justiça e Paz. Alguns anos depois, descobriu uma forma rara de câncer de estômago. Morreu em 17 de setembro de 2002. No dia 16 de setembro de 2007, o Papa Bento XVI anunciou a abertura da causa de beatificação de Van Thuân.

“Muitas vezes pensamos que temos de ser santos para poder celebrar dignamente os santos mistérios: não ter pecado, santificar-se. Todas as manhãs reconhecemos que somos pecadores para celebrar dignamente. Contudo, poucas vezes pensamos, ou nunca, que a celebração da Eucaristia contribui para fazer do sacerdote um homem de Deus, um santo”.

(Meditação de Dom Van Thuân pregada nos exercícios espirituais dirigidos aos membros do Centro Pastoral Logos, em fevereiro de 2002).

Confira o testemunho de Elizabeth Nguyen Thi Thu Hong na íntegra:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo