Espiritualidade dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade

Neste fim de semana acontece na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o Acampamento da Pastoral da Sobriedade, entidade que completa 15 anos de atividade neste ano, sendo uma das pastorais mais conhecidas do Brasil.

Segue abaixo a “espiritualidade dos 12 passos” para aqueles que procuram a sobriedade:

1º Admitir: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome.” (Lc 15, 17b). Mesmo na dor e da vergonha, o filho pródigo admite que está no caminho errado.
Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados e que, sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me! 

2º Confiar: “Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti’” (Lc 15, 18). Porque eu confio em meu Pai, Ele é bom. Jesus, eu confio em Ti, ouve o meu clamor.
Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me! 

3º Entregar: Então ele partiu e voltou para seu pai. Diante do amor de Deus o homem se entrega. Ele, por vergonha, talvez nunca mais voltasse, mas ele voltou.
Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em Tuas mãos. Espero em Ti.  Aceita-me! 

4º Arrepender-se: “Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos” (Lc 15, 20). Deus vem ao encontro do pecador! É um abraço de Pai que restaura e nos traz novamente a dignidade. Arrepender-se significa não querer mais viver na vida de pecado.
Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a Tua graça, para a casa do Pai.  Acolhe-me! 


5º Confessar: “O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’” (Lc 15, 21).
Senhor, CONFESSO meus pecados e, publicamente, peço Teu perdão e o perdão dos meus irmãos.  Absolve-me! 

6º Renascer: “Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado” (Lc 15, 24). No amor, o homem é chamado a ter uma vida nova: ser um novo pai, uma nova mãe, um novo filho. Deus é carinhoso conosco e faz de nós homens cheios da graça d’Ele.
Senhor, RENASÇO no Teu Espírito para a sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me! 

7º Reparar: “Trata-me como a um de seus empregados” (Lc 15, 19b).
Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me! 

8º Professar a fé: “Na casa do meu pai tem pão com fartura” (Lc 15, 17b). É dizer com a vida que vivo, a partir de hoje, uma nova vida, tendo o meu coração mais perto de Deus. A profissão de fé faz-nos sentir mais irmãos, pois estamos na mesma casa de amor e oração.
Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a intercessão de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra! 

:: Liberta-se das drogas

9º Orar e vigiar, para não cair em tentação, pois o mais difícil é perseverar. Nós precisamos de Deus, sozinhos não podemos. A perseverança se dá no caminhar diário, na intimidade com Deus.
Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos.  Dá-me a Tua Paz!


Assista: "Sede sóbrios e vigiai", com padre Paulo Ricardo:



10º Servir: “Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés” (Lc 15, 22). Nós não podemos reter nada! De alguma forma, precisamos realizar o querer de Deus, que é salvar a todos. Servindo, com Nossa Senhora, queremos fazer dos excluídos os Seus escolhidos.

Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa Mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, com a ajuda da Pastoral da Sobriedade. 

11º Celebrar: “Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos” (Lc 15, 23). Se não existir o celebrar tudo ficará sem sabor. Todos nós precisamos desses passos para chegarmos cada vez mais perto de Deus, por intermédio da celebração da Santa Missa; celebrar é se unir a Cristo. Precisamos dar Cristo, que está em nós, a nossos irmãos.
Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus! 

12º Festejar: É preciso festejar a vida nova que Cristo nos deu.
Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho.

 

Veja mais: 
:: Como se manter sóbrio?
:: Professar a sobriedade na fé

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com