Estudantes apontam importância de se aprofundarem na fé e na razão

Universidades, pesquisa científica, espaços acadêmicos, linguagem técnica, reflexões, construção do pensamento, ciência e razão. E o que isso tem a ver com fé e a presença dos cristãos nas universidades?

De acordo com um dos palestrantes do Aprofundamento para Universitários, que acontece deste sexta-feira, 4, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), professor Felipe Aquino, a presença dos cristãos é essencial para defender que existe uma “harmonia natural” entre fé e razão e porque, também, é das universidades, segundo o professor, que saem os profissionais de mídia, políticos etc, que contribuem para a formação da mentalidade social.

Aprofundamento para Universitários
Foto: Robson Siqueira/CN

Mas esta não é uma opinião somente do acadêmico. Uma das participantes do Aprofundamento, Gabriela Carneiro, de Santa Bárbara do Oeste (SP), aponta que a Igreja precisa de pessoas “instruídas” para se ter argumentos, pois fé e razão caminham juntas e uma não contradiz a outra.

A estudante de pedagogia considera que o encontro deste fim de semana está sendo fundamental para a sua formação e construção do seu pensamento enquanto universitária e cristã. Ela aponta ainda que a grande contribuição do evento para a sua vida acadêmica foi a necessidade que sentiu de se aprofundar nos escritos do Papa Bento XVI. “Me chamou muita atenção o Papa e saber que eles escreve cartas, documentos sobre os jovens inseridos nas universidades e na internet”, enfatiza.

“Nós precisamos dar razão à nossa fé”. Esta foi a frase ressaltada por outra participante e estudante de medicina, Camila Arruda Nicácio, sobre o que tem aprendido no Aprofundamento para Universitários. A estudante de 19 anos apontou também que este encontro é um momento propício para se aprofundar: “É muito difícil ser universitário e ser cristão. Então, se a gente não tiver uma base, se não buscamos nos aprofundar, não vamos aguentar”.

Camila destaca ainda que, mesmo na sua área de estudo que é tão técnica, é possível ver sinais de Deus. “Quando você tem um olhar de fé sobre as coisas, a razão vem junto. Quando a Palavra de Deus é embutida em nosso coração, passamos a enxergar tudo com o olhar de Deus”, explica.

Um outro participante do encontro é Alan Marques, de 25 anos. Para o estudante de Ciência da Computação, o Aprofundamento está despertando a sua vontade de estudar mais sobre o ser humano e Deus, tendo em vista que seus estudos são voltados para aspectos extremamente técnicos. “Para mim, esta sendo de uma grandeza enorme para mergulhar mais fundo na nossa Igreja, na nossa realidade cristã e, aqui, nós estamos tendo isso. Estou feliz porque vou ter base para conversar com meus amigos da faculdade”, afirma o estudante sobre a importância do evento deste fim de semana.

O futuro cientista da computação, a partir das palestras do Aprofundamento, pôde fazer uma importante associação entre sua área de atuação e a fé em Deus. Ao comparar que uma máquina, por exemplo, não funciona sozinha, pois precisa do ser humano para projetar e criá-la, o estudante destaca que com a criação de Deus é a mesma coisa:

“Muitos acham que nasceram do nada e estão no mundo por acaso, mas esquecem que existe um 'grande programador' que criou tudo e colocou um propósito com a vida de cada um”, conclui Alan, ao perceber como a fé e a razão são totalmente aliadas.

Assista: Padre Paulo responde questionamentos dos universitários:

 

 

 

 

:: Conheça as regras do camping
:: Saiba mais sobre a Pousada Sérgio Abib


Vai participar do evento? Conheça outras pessoas que também vão, faça amigos, saiba sobre caravanas e muito mais!

   


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo