Fortes nas tribulações

Hoje refletiremos a Palavra de Deus que está em Daniel 6,17. O que vamos aprender, neste momento, é encontrar um caminho do fortalecimento em meio à tribulação. A exemplo de Daniel, mesmo no tempo da perseguição, ele permaneceu fiel.

:: Adquira o livro fortes na tribulação

A Palavra de Deus narra a história de Daniel, que era um homem fiel e temente ao Senhor. Quando ele começou a ser perseguido, porque criaram uma lei que obrigava todas as pessoas que não adorassem ao rei a ser lançadas na cova dos leões. Daniel não traiu o seu Deus e permaneceu firme e fiel ao Senhor ao qual ele servia.

Deus usa de um rei pagão para encorajar aqueles que lhe são fiéis. Vejamos o que o rei fez com Daniel 6,17-19: “O rei mandou, então, trazer Daniel para ser jogado na cova dos leões. O rei disse a Daniel: “O teu Deus a quem tu sempre cultuas há de livrar-te!”

Daniel nos ensina o segredo para superar as provações, ele foi para a cova dos leões. E quantas vezes nós nos sentimos assim, sendo entregues aos leões, entregues às provações. No entanto, o mesmo rei que o havia lançado na cova dos leões vai ver o que havia acontecido:

“Chegando à cova, onde estava Daniel, o rei, aflito, gritou: “Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem sempre cultuas, foi capaz de livrar-te dos leões?”

Daniel falou: “Viva o rei para sempre! Meu Deus mandou seu anjo para fechar as bocas dos leões e eles não me incomodaram, pois fui considerado inocente diante de Deus da mesma forma como também contra ti, ó Rei, nenhum crime cometi. O rei ficou contentíssimo e deu ordens para tirarem Daniel da cova. Quando o tiraram não encontraram nele um arranhão sequer, pois ele havia confiado no seu Deus.”

Deus não o [Daniel] poupou de entrar na cova dos leões, mas esteve com ele e poupou-lhe a vida.

Eu quis falar de Daniel, que esteve na cova dos leões, para falar de você que combateu o bom combate neste ano todo, e hoje veio aqui para proclamar o Hosana Brasil 2011!

Pregação Fortes na Tribulação no Hosana Brasil 2011

Pregação Fortes na Tribulação no Hosana Brasil 2011

:: Veja mais fotos no Flickr

Vou mostrar, aqui nesta passagem bíblica, o segredo dos fortes na tribulação, que está no Evangelho de São Lucas 22,39-44. Nele o evangelista não fala da cova de leões, mas revela o mistério do fortalecimento para enfrentar a tribulação: é justamente a oração de Jesus no Monte das Oliveiras:

Você conhece alguém que começou a frequentar a igreja que um dia já lhe disse: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”? Jesus nos ensina agora no Hosana Brasil 2011 que esta frase não é verdadeira. Somente aquele que tem a coragem de entrar na “cova dos leões” e subir até o “Monte das Oliveiras” pode proclamar: Hosana Brasil!

Aquele que passa por tribulações e deixa a oração de lado, não abre as portas para o Cristo e sim para o demônio. A oração é um crescimento que nos leva ao céu. E quem se fecha à ação de Deus se abre à ação do maligno.

A primeira investida de satanás àqueles que estão passando por tribulações é fazer com que eles duvidem de que Deus é Pai. Em meio à tribulação Jesus chama Deus de “Pai”. Quantas pessoas, em meio à tribulação, acham que Deus foi embora, e Jesus faz esta oração justamente para que nós não nos esqueçamos dessa verdadeira.

O tempo da provação é sempre um desafio. Infelizmente, nós crescemos, mas a nossa concepção de Deus ainda é infantil, achamos que o Senhor precisa sempre nos dizer “sim” e fazer o que pedimos a Ele. Só quem ama de verdade é capaz de dizer “não” para ver o seu filho crescer. Assim é Deus para conosco.

A tribulação que vivemos é com um tapinha de Deus em nossas costas nos dizendo: “Chegou a hora de aprender a louvar mesmo em meio às tempestades. Chegou a hora de ser forte na tribulação. Chegou a hora de crescer”.

O segundo segredo para vencermos as tribulações é colocarmos a vontade de Deus em primeiro lugar, porque no tempo da tribulação a nossa vontade é oprimida pelos nossos sentimentos. Essa tempestade do coração derruba o ser humano muito mais do que acontece em seu exterior.

Por isso Jesus disse ao Pai: “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice” e o Pai silenciou. E é neste momento que, muitas vezes, o nosso coração começa a duvidar de Deus.

Deus Pai faz silenciou, e Jesus, por entender o silêncio do Altíssimo, conclui: “Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!”

E a vida de Jesus não melhorou depois dessa oração, pelo contrário, a partir dessa oração Cristo entrou em uma profunda agonia e começou a suar sangue.

Neste Hosana Brasil de 2011 Jesus está nos ensinando a postura que devemos ter diante das tribulações.

Pregação Padre Fabricio Andrade com o tema 'Fortes na Tribulação' no Hosana Brasil 2011 na Canção Nova

Pregação de padre Fabrício Andrade com o tema 'Fortes na Tribulação' no Hosana Brasil 2011 na Canção Nova

Você viu que a leitura não termina aqui, Deus Pai intervém como está escrito no versículo 43: “Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia”.

Não tem sentido pedir a Deus que nos livre da tribulação se Ele não nos der forças para enfrentarmos a tribulação. E quem pede ao Senhor a graça de ser fortalecido não é para fugir dos problemas, mas sim para enfrentá-los com a graça d’Ele.

Vou apresentar para vocês a oração que São Paulo ensinou aos Efésios, e nela está contido o verdadeiro segredo para aqueles que querem ser fortes na tribulação: Leia abaixo Efésios 6,10-18:“Enfim, fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força; revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. Por isso, protegei-vos com a armadura de Deus, a fim de que possais resistir no dia mau, e assim, empregando todos os meios, continueis firmes. Ficai, pois, de prontidão, tendo a verdade como cinturão, a justiça como couraça e os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa-Nova da paz. Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Enfim, ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos.”

Essa é a oração de todos aqueles que querem permanecer fiéis a Deus nos momentos de tribulação.

Transcrição e Adaptação: Mariana Lazarin Gabriel

Assista trecho da pregação:

Veja também:
:: Pregação do Márcio Mendes
:: Missa de abertura com padre Fábio de Melo
:: Noite de shows com Adriana Arydes, Eugênio Jorge e Ricardo Sá
:: Peregrinos na Canção Nova

↑ topo