Há uma forma certa para namorar?

Em entrevista ao cancaonova.com, Ricardo Sá, missionário da Comunidade Canção Nova e um dos idealizadores do projeto “Namoro Cristão responde a várias perguntas sobre relacionamento e ainda fala sobre o aprofundamento que a Canção Nova está organizando para noivos e namorados.

Como um casal, que busca viver a santidade, deve lidar com as influências da sociedade, as quais, muitas vezes, desfiguram a imagem do amor e do sexo?

Eu não duvido que o testemunho de uma vida bem orientada nos valores cristãos seja o mais importante na sociedade em que vivemos. Um aprofundamento ou um encontro tem como objetivo esclarecer as pessoas sobre os riscos que conceituam o amor e o sexo de forma inadequada, por isso o testemunho é uma potência evangelizadora!

:: O valor e a beleza do matrimônio

O que uma mulher deve fazer quando quer se casar virgem, mas o namorado não aceita?

É preciso pensar naquele tempo, no qual, geralmente, as pessoas não pensam, que é o tempo que antecede o namoro: a amizade. Eu o questiono: você conhece a pessoa com a qual resolveu namorar? As pessoas estão namorando sem saber de fato, com quem estão lidando. Se alguém consegue considerar que existe um tempo antes do namoro, situações como essa são resolvidas. Tendo essa atitude, evita-se um namoro sem amizade e, no futuro, uma família dividida.

É pecado manter carícias íntimas com o namorado sem o ato sexual?

As carícias íntimas existem para preparar o casal para o ato sexual. Não somos uma máquina; nós homens estamos prontos, a qualquer momento, para o ato sexual, mas com as mulheres é diferente. Carícias são próprias para a preparação da consumação de um sacramento recebido; então, a questão não é definir se é pecado ou não, mas sim o sentido que eu dou para aquilo que estou fazendo. Precisamos ter a coragem de colocar todas essas coisas em prática, pois todos nós sabemos muito bem onde, em nosso corpo, ao ser tocado, sente-se estimulado para uma relação sexual.

E aqueles que brigam muito durante o relacionamento, mas insistem no compromisso?

Eu não tenho dúvida de que os casais que brigam devem cessar o relacionamento. Falo de forma franca, pois as feridas geradas no coração são parecidas com as feridas da alma. De forma especial, a mulher, quando ferida com palavras, é muito difícil concertar essa situação. Um homem, quando machuca uma mulher no seu coração, as feridas levam muito tempo para serem cicatrizadas.

Cheguei aos trinta anos e não encontrei ninguém ainda…

É preciso unir-se às pessoas que estão fazendo um caminho sério de vida cristã para que esta pessoa viva, com consciência, quem ela é neste mundo, porque nem o homem nem a mulher podem focar tudo o que são apenas no namoro. Caso vivam dessa forma, a vida se tornará frustante para ela. Devemos ter a consciência de quem nós somos. As pessoas com as quais nos relacionamos devem nos ajudar.

Ricardo e sua esposa Eliana Sá
Foto: Natalino Ueda / Fotos CN

E como o “Namoro Cristão” pode ajudar essas pessoas?

É um grupo de relacionamento virtual, entretanto, existe uma equipe de jovens casais que trabalham para que os relacionamentos não permaneçam apenas de forma virtual, pois estes são danosos. O “Namoro Cristão” existe para que homens e mulheres encontrem cristãos solteiros para aprenderem a se relacionar e encontrar o amor de suas vidas.

A "solterice" é tida como "liberdade" pelo mundo, mas como aproveitar esse tempo para viver bem um namoro?

Qualidade de relacionamento é algo que precisa estar na pauta de um cristão, inclusive por conta da experiência da felicidade. Deve-se considerar que nem todas as pessoas são feitas para o casamento; isso é muito importante. O solteiro deve ser bem acompanhado e entrar num discernimento sobre o seu estado de vida. Não estamos dizendo que todas as pessoas devem se casar, mas o plano de qualquer relacionamento deve ser a maturidade.

Busque não ficar sozinho, alie-se a pessoas que vivem também esta mesma realidade, pois é difícil remar sozinho numa maré onde os conceitos são totalmente embaralhados em nossa cabeça.

Ricardo Sá canta "Eternos Namorados":


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo