Hosana Brasil: três dias de celebração das vitórias em Deus

Milhares de peregrinos se reuniram na Canção Nova, neste final de semana, para celebrar as vitórias de 2011 e agradecer a Deus por todas as conquistas do ano que se encerra.

O Hosana Brasil, maior evento da Canção Nova, teve início na sexta-feira, dia 2, às 16h com a Santa Missa presidida por padre Fábio Melo. Durante a homilia, o sacerdote falou da necessidade de os fiéis abrirem seus olhos para enxergar o essencial e aprenderem a olhar para si mesmos.

“Quando temos dificuldade de olhar para nós mesmos, corremos o risco de assumir um personagem que não somos. É especialidade do inimigo de Deus provocar em nós uma cegueira e, assim, desperdiçamos nossos talentos, porque não descobrimos nosso lugar. Uma pessoa que não se enxerga, não avança, não cresce, não supera; fica estacionada, porque não tem a incapacidade de se ver. Preste atenção em você, em quem você é”, explicou o sacerdote.

À noite, os músicos católicos Adriana Arydes, Ricardo Sá e Eugênio Jorge deram início aos shows do Hosana Brasil, os quais se estenderam até a madrugada.

Um momento de intercessão pelos pedidos depositados na barca de oração retomou a programação na manhã de sábado. As orações foram conduzidas, desde as 8h, pela cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, e as missionárias desta obra de evangelização Salette Ferreira e Vanúsia.

Márcio Mendes e padre Fabrício de Andrade foram os pregadores desta manhã. Mendes abordou o tema deste acampamento “Abri as portas ao Redentor“. Em seu discurso, o palestrante enfatizou que “as portas que Deus quer que sejam abertas é a porta certa, a nossa liberdade”.

“Porque eu e você temos a liberdade de deixar ou não o Senhor entrar em nosso coração. Essa possibilidade está a seu alcance. A fé é uma porta que precisa de duas chaves: uma está nas mãos de Deus e a outra está nas suas mãos”, afirmou Márcio Mendes.

Padre Fabrício, que também pregou na manhã de sábado, refletiu sobre a Palavra de Deus que está em Daniel 6,17, lembrando o momento em que Daniel é lançado à cova dos leões e passa por fortes momentos de tribulação.

“O tempo da provação é sempre um desafio. Infelizmente, nós crescemos, mas a nossa concepção de Deus ainda é infantil, achamos que o Senhor precisa sempre nos dizer ‘sim’ e fazer o que pedimos a Ele. Mas só quem ama de verdade é capaz de dizer ‘não’ para ver o seu filho crescer. Assim é Deus conosco”, enfatizou o sacerdote.

O testemunho do casal de missionários Márcia e Inácio emocionou o público. Ambos falaram sobre a grande vitória de Deus em sua família: o nascimento do filho Mateus. Devido a sérios problemas no útero da Márcia, os médicos haviam dito ao casal que era impossível que eles tivessem um filho, mas hoje, com a graça do Senhor, Mateus é um lindo bebê e está no colo dos pais.

Padre Roger, Eliana Ribeiro e Thiago Tomé lançaram, na noite de sábado, o CD “Encontramos o Cristo”. A cada música cantada, uma oração inspirada. Não somente feita pelos membros da comunidade, mas por todos os fiéis presentes, que eram conduzidos a saborear cada momento na presença do Senhor, ora pela imagem de Cristo crucificado ora pela Adoração do Deus vivo na Eucaristia.

Para encerrar esta noite, o show ‘Irmãos’. Foi o momento em que todos os músicos da Canção Nova subiram ao palco principal para animar os milhares de fiéis presentes.

Dunga, Ricardo Sá, Eliana Ribeiro, Brais Oss, Márcio Todeschini, Salette Ferreira, Rinaldo e Samuel, Ministério Amor e Adoração e a Banda Conexa foram os responsáveis pela alegria que contagiou todo o público presente.

Como todos os dias de encontro, o domingo teve início com um momento de oração e adoração. Missionários se reuniram para orar pelas pessoas presentes. Padre Roger Luís, em sua pregação, falou sobre o fato de o Brasil ser um país abençoado por Deus.

“É preciso acreditar na Palavra de Deus. Neste Hosana 2011, eu quero declarar que o Brasil é uma terra abençoada. Foi iniciativa de Deus abençoar todas as nações do planeta pela obediência de Abraão. Assumamos esta verdade: nós somos abençoados!”, exaltou o sacerdote.

Às 16h, Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo da cidade de São Paulo (SP), presidiu a Missa de encerramento das atividades do Hosana Brasil. Durante a homilia, o prelado lembrou que a Igreja está vivendo o Advento do Senhor, um tempo breve, mas muito intenso na liturgia. Dom Scherer explicou também que esse tempo [Advento] nos recorda, com facilidade, o Natal, tempo propício a nos preparamos para celebrar a solenidade do nascimento de Jesus, recordando Suas promessas de salvação.

Jesus veio para toda a humanidade e nós somos chamados a acolhê-Lo, a ‘abrir as portas ao Redentor’ a fim de que Ele entre em nossa vida. Que Seu Evangelho possa ser a luz que direciona toda a humanidade a viver bem”, ressaltou o cardeal.

Ao final da celebração, a cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, agradeceu a Dom Odilo Scherer pela presença no Hosana Brasil e ressaltou o fato de o arcebispo ter orientado a todos os fiéis presentes na Missa a descobrir suas metas.

Com a palavra, Dom Odilo também agradeceu ao monsenhor Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, pelo convite para estar presente no Hosana Brasil e disse estar feliz pelo apoio dessa obra nos eventos da Igreja na cidade de São Paulo (SP).

Atividades Paralelas

Além dos shows, pregações e momentos de louvor e adoração que aconteceram no palco principal do Centro de Evangelização João Hipólito de Moraes, várias outras atividades aconteciam, simultaneamente, na Chácara de Santa Cruz, sede da Canção Nova.

No Instituto Canção Nova, os pais puderam deixar seus filhos aos cuidados de orientadores que, durante todo o dia, criavam atividades para animar a garotada. Além de muitas brincadeiras, os pequenos também tiveram momentos de evangelização com Missas, pregações e momentos de adoração especialmente preparados para elas.

Na Ermida Mãe Rainha, grupos de oração foram formados em vários momentos e muitas pessoas também se reuniram neste local para rezar o terço mariano.

O palco do Auditório São Paulo também reuniu visitantes que puderam curtir shows acústicos de Márcio Todeschini, diácono Nelsinho Corrêa, banda Conexa e Dunga. Em todas as madrugadas, os jovens foram convidados por Brais Oss para participar de um luau com muita música, oração e partilha.

O evento se encerrou, e Luzia Santiago anunciou que, no próximo ano, o Hosana Brasil será celebrado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2012.

:: Veja todas as fotos do evento no Flickr

Veja o que mais aconteceu durante o Hosana Brasil:

:: Momentos de Adoração
:: Testeunho de fiéis no Hosana 2011
:: As crinças também têm vez no Hosana Kids
:: Bastidores do evento
:: Leia todas as pregações
:: Conheça o testemunho de Márcia e Inácio

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo