Hosana Portugal, o encontro pessoal com Cristo

Por Joaquim Dias
De Fátima, Portugal

O “Hosana Portugal”teve início em agosto de 2008. Foi inicialmente uma inspiração do missionário Lúcio Domício, na época coordenador da frente de missão de Portugal. Em reunião com o Departamento de Eventos, que era composto pelos missionários Joaquim e Eloína nesse período, depois de algum tempo de amadurecimento, em que tudo foi colocando aos pés de Jesus, sentimos que seria da vontade de Deus avançar com esse evento [Hosana em Portugal]. Nesse mesmo ano, convidamos monsenhor Jonas Abib, que prontamente aceitou o convite, trazendo consigo o diácono Nelsinho e a esposa, Márcia Corrêa.

O tema do primeiro “Hosana” em solo português foi: “Não dá mais para voltar, o barco está em alto-mar”, realizado no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, onde estiveram presentes cerca de duas mil pessoas. Desde então temos realizado o evento, sendo uma das assembleias em que a experiência com Jesus é levada com mais intensidade ao povo, refletindo-se nos vários testemunhos de conversão, arrependimento e reconciliação. São, de fato, momentos incríveis, e ao mesmo tempo difíceis de explicar, só mesmo vivendo e presenciando as graças que acontecem.

Monsenhor Jonas Abib durante Hosana Portugal
Foto: Arquivo Pessoal

Ao longo desses seis anos, foram presença no “Hosana Portugal” vários pregadores. Além do monsenhor Jonas, também participaram padre Roger Luís, padre Arlon, padre Fernando Santamaria, padre Geraldo dos Santos, padre Carlos Victal, e, nestas duas edições anteriores, esteve o padre Vagner Baia.

Neste ano, para esta grande celebração das vitórias de Deus, foi escolhido o primeiro fim de semana de agosto, sendo este o mês em que, na sua maioria, o povo português começa as suas férias. Sendo este também o mês do ano em que o verão torna mais convidativa a participação em encontros.

A temática seguida é muito parecida com a do Brasil, claro que com uma linguagem mais voltada para a cultura portuguesa e também para o resto da Europa, por ser um povo de mais interiorização e silêncio.

Nesta assembleia do Hosana Portugal, percebe-se a universalidade do carisma Canção Nova, pois nela participam não só portugueses e brasileiros, como também africanos dos países de língua portuguesa que estão aqui a trabalhar ou a estudar, e espanhóis. Assim, o acolhimento é fundamental, e é neste ambiente que todos rezam e celebram na mesma direção, e que muitos têm o encontro pessoal com Cristo. Podemos dizer que o “Hosana” é uma comunidade reunida para o louvor a Deus.

Neste ano em que estamos vivendo o Ano da Fé, não podíamos realizar esse evento sem nos aprofundar na fé, como está escrito em I Pedro 3,15: “Mas no íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo que vo-la peça”. Por isso o tema foi: “Sustentados pela Fé”.

Posso dizer que as vitórias que eu celebro são muitas. Desde o dia em que entrei na Comunidade Canção Nova, uma das vitórias que partilho é que o carisma me faz viver continuamente este ardor de evangelizar.

No carisma Canção Nova, vive-se o que encontrei ao ler a exortação de João Paulo II “Vida Consagrada”, no número 84: “O profeta sente arder no coração à paixão pela santidade de Deus e, depois de ter acolhido a palavra no diálogo da oração, proclama-a com a vida, com os lábios e com os gestos, fazendo-se porta-voz de Deus contra o mal e o pecado. Testemunho profético requer a busca constante e apaixonada de Deus”.

A principal missão dos missionários da Comunidade Canção Nova, onde quer que estejam, é levar ao mundo o testemunho profético, ou seja, a primazia de Deus e dos bens futuros, imitando Cristo obediente, e no amor aos irmãos. Esta é a missão de cada missionário diante de um mundo que parece ter perdido os vestígios de Deus.

Um dos pensamentos que partilho convosco é que ser Canção Nova é levar-nos para uma comunhão com Deus, remeter-nos para a mensagem de Jesus. Não uma mensagem só de palavras, mas de vida e testemunho, que faz despontar o empenho de levar o Evangelho a sério, e levar a graça da redenção ao mundo que tanto precisa.

Termino afirmando que o carisma Canção Nova não é um título, mas um serviço.

Deus abençoe a todos os internautas e lhes conceda as graças necessárias para alcançar a vida eterna!

Saiba mais:

:: Confira as matérias sobre o Hosana Brasil

:: Programação Hosana 2013


↑ topo