Igreja Católica ganha novos evangelizadores na web

A Canção Nova realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, o I Seminário InterCato: Evangelização & Internet, em Cachoeira Paulista (SP) a fim de apresentar as oportunidades, desafios e as novidades sobre a evangelização pela internet.

O encontro, realizado em comemoração aos 15 anos da Canção Nova na internet, contou com a participação do CIO da Fundação João Paulo II, Jorge Aparecido, e a equipe do departamento de Tecnologia da Informação (TI).

Durante a abertura do encontro, o padre José Augusto chamou à atenção todos os participantes sobre importância da consciência dos cristãos que publicam conteúdo na internet. Segundo o sacerdote, é preciso priorizar a evangelização direta e não se preocupar com os acessos, além de investir na pesquisa no que se refere a doutrina da Igreja.

Após a celebração da Santa Missa, várias palestras foram apresentadas. O publicitário e professor Matheus Nerosky falou sobre as relações do homem com a tecnologia. O palestrante começou a apresentação explicando a evolução da comunicação – desde as cartas até o Twitter – para mostrar como o indivíduo passou de receptor para produtor de conteúdo.

Sobre as redes sociais, o estatístico e estrategista de mídias sociais da Fundação João Paulo II, Gustavo Henrique, explicou a diferença entre redes e mídias sociais. Gustavo também falou sobre o funcionamento e aplicabilidade dos blogs, Twitter, Facebook, Orkut, Gente de Fé, Youtube, Flickr, Podcast, Delicious, Myspace, Issuu, Formsrping e Foursquare.

“InterCato: Evangelização & Internet”
Foto: Alexandre Oliveira

Durante a tarde de sábado, o administrador de Sistema Linux da Fundação João Paulo II, Fábio Antônio Ferreira, explicou o que é software livre. Ferreira disse que o termo se refere a qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. Ele também apresentou o sistema Linux e mostrou quais são as principais ferramentas que ele disponibiliza.

Por teleconferência, o Diretor Geral e professor da Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), padre João Carlos Almeida (conhecido como padre Joãozinho), explicou a importância da pastoral digital, na qual a paróquia e os fiéis produzem conteúdo de evangelização. “Uma paróquia precisa ter Twitter, assim como os fiéis também precisam ajudar a evangelizar sendo presença na internet”, assinalou Almeida, enfatizando que “nada substitui o contato pessoal”.

Mesa Redonda

Para abrir o segundo dia do Intercato, uma Mesa Redonda foi formada para discutir o cenário on-line na Igreja Católica. O grupo foi formado pelos gerentes do departamento de Tecnologia da Informação da Canção Nova e o CIO da Fundação João Paulo II (FJII), Jorge Aparecido.

Tomando como base o Congresso Internacional da Imprensa Católica que aconteceu em Roma, entre os dias 4 e 7 de outubro, Jorge explicou que o Vaticano precisa que as mídias católicas tenham acesso ao seu conteúdo e o divulguem, de forma que as informações da Igreja possam ser utilizadas em todos os meios e seus segmentos.

Os componentes da mesa também comentaram a importância de os párocos fazerem uso da internet para divulgar sua paróquia, levando até os fiéis conteúdos de formação cristã.

André Bittencourt, gerente de projetos da TI da Canção Nova, sugeriu que cada pároco informatize sua paróquia aos poucos, podendo começar por um blog. “Comece a evangelizar pela internet de forma simples, com um 'trabalho de formiguinha'", disse Bittencourt. Jorge Aparecido acredita que mesmo que algumas paróquias ainda não tenham consciência de que precisam evangelizar pela internet, vai chegar um tempo que essa realidade vai estar tão presente que será necessário que todas elas deem início a este trabalho, oferecendo conteúdo católico.

"Antes de colocar a informação na internet, é preciso que a pessoa seja tocado por ela."
Foto: Alexandre Oliveira

Santa Missa

Após dois dias de muita informação, o evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa pelo padre Delton Filho. Em sua homilia, o sacerdote pediu que, antes de colocar a informação na internet, é preciso que a pessoa seja tocado por ela.

“A experiência pessoal exige um encontro real. Seja ousado na missão que o Senhor lhe confiou, coloque em prática o que você aprendeu, mas seja ousado também em fazer, você primeiro, uma experiência. A sua missão começa dentro de seu coração, que é terra de missão”, disse o padre em sua pregação.

Você ainda pode continuar se comunicando com os participantes do Intercato pelo Fórum 'Trocando ideias' e pelo twitter.com/intercato.

 
Assita ao vídeo:
 
 
 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo