Jovens vivem a radicalidade em Cristo

Jovens são convidados a se conhecerem e se aproximarem de Deus por meio de desafios radicais

Alessandra Borges
Cobertura

Esta sexta-feira, 9, começou animada e agitada, na Comunidade Canção Nova, com a presença dos jovens que estão participando do Acampamento “Revolução Jesus 2015”. A juventude se dividiu entre dois grupos: aqueles que ficaram acompanhando as pregações e as atividades paralelas na sede da comunidade e aqueles que optaram por participar do “Aprofundamento Radical”.

Ontem, 8, os jovens participaram da primeira parte do “Aprofundamento Radical” nos seguintes módulos: ‘Amor de Deus’, ‘Pecado’, ‘Fé e conversão’, ‘Senhorio de Jesus’ e ‘Adoração’.

.: Confira o 1º dia dos jovens vivenciando a radicalidade

Jovens CN Radicadlidade

Segundo dia começa bem animado com os jovens espalhados por toda a Chácara de Santa Cruz. Foto: Daniel Mafra/cancanova.com

Na manhã de hoje, os participantes foram conduzidos a experimentar momentos fortes de oração e partilha por meio de testemunhos de missionários da comunidade e de jovens que desejavam contar a sua experiência durante o aprofundamento.

Segundo o missionário Adriano Gonçalves, apresentador do programa “Revolução Jesus”, o segundo dia do aprofundamento não contou com grandes aventuras, pois a espiritualidade foi mais marcante em cada módulo.

“Não sei o que eles vão encontrar nos módulos, mas de uma coisa eu tenho certeza: eles viverão uma radicalidade ainda mais forte, que dependerá de cada um. É importante que eles deixem Deus adentrar no coração deles”, disse Adriano.

Os jovens se dividiram em equipes e seguiram para a Fazenda Limeira, próxima à sede da Canção Nova, para iniciar o segundo dia do evento radical.

Módulo Nossa Senhora → Os jovens percorreram um longo caminho até chegar ao local em que iriam se encontrar com a imagem da Virgem Maria, grande protetora e intercessora dos fiéis. O grupo foi recepcionado por missionários da comunidade, que conduziram um momento de oração e partilha sobre a presença intercessora de Nossa Senhora na vida de todos.

O missionário Sandro Arquejada contou uma pequena história aos jovens sobre a importância de pedirmos a proteção da Virgem Maria na nossa vida e como ela age quando recorremos a ela.

“A mãe nos acolhe e providencia para que os perigos não nos atinjam, pois é ela quem pede que o Espírito Santo vá à nossa frente para nos conduzir”, destacou Sandro.

Os jovens puderam sentir a influência protetora de Maria na vida deles durante o testemunho de Sandro Arquejada e Fernanda Soares, que falaram sobre sua relação de amizade com a Mãe de Deus.

O jovem Evando Aparecido Machado Pires, da cidade de Matias Barbosa (MG), também partilhou com os presentes a importância que Maria tem em sua história. Ele contou que, após viver um período de rebeldia, pôde voltar para casa e se aproximar da sua família novamente.

Evando -Testemunho

Para Evando, um dos participantes deste módulo, Nossa Senhora é sua fiel protetora. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

“Minha história com Nossa Senhora é marcante, porque passei por uma tribulação muito grande no último um ano. Melhorou meu relacionamento com a minha mãe, eu consegui melhorar a minha a aproximação com Nossa Senhora. Eu acredito que este momento me fez resgatar o que estava meio que esquecido, porque é no momento da tribulação que ela [Maria] vai nos conduzir para voltar para perto de Deus”, testemunhou Evando.

Módulo Anazopiren → Os jovens foram desafiados a andar de olhos vendados por um trecho de terra com alguns obstáculos como galhos de árvores, pedras no caminho e barulhos diferentes. A oração que introduzia esse módulo estimulava os particpantes a refletirem sobre a conversão de São Paulo, antes chamado de Saulo, que vivia longe da luz de Cristo.

Tiba Camargo, missionário da comunidade sediada em Cachoeira Paulista (SP), conversou com os jovens sobre a conversão de Paulo e os estimulou a deixarem para trás a vida que levavam e a enxergarem o quanto Jesus quer que todos eles sejam puros e santos.

“Deus tem a metade do coração de cada jovem aqui, mas Ele quer tudo. Muitos querem estar junto do Senhor em suas caminhadas pelo mundo, querem aproveitar as coisas divinas, mas sem abandonar o que é do diabo. É preciso deixar-se conduzir por Jesus e, ao fim, descobrir o que Deus fez na sua vida. O Senhor vai erguer novos Paulos, porque daqui vão sair os Saulos”, afirmou Tiba.

Anazopirem -Jovens radicalidade

Jovens percorrem todo o módulo Anazopiren de olhos vendados e conduzidos por monitores. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

O consagrado convidou os jovens a fecharem os olhos. Assim, o módulo teve início quando os olhos dos jovens foram vendados e eles foram divididos em filas indianas para iniciar o percurso. Ao fim de todo o trajeto, os participantes foram conduzidos a uma chuva de mangueira para simbolizar que eles foram lavados e batizados pelo Espírito Santo e que agora estão limpos das incertezas e angústias.

Samara Cristina Silva, da cidade Poços de Caldas (MG), disse que, no caminho que fez durante essa atividade, refletiu sobre sua vida e se sentiu tocada por Deus.

“Eu vou levar daqui tudo novo. Ontem, aprendemos que Deus vem para nos revestir novamente e eu posso dizer que ganhei uma veste nova. Vim para cá com muitos pensamentos e procurando respostas; hoje, Deus falou comigo, disse o que está esperando de mim”, contou Samara.

Samara - jovens radicalidade

Samara participou das atividades e disse ter sentido Deus falar-lhe ao coração. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Módulo da Misericórdia → Neste momento, os jovens foram convidados a olhar para o próprio coração e ver suas fraquezas, limitações, angústias e pecados. Com essa visão de si mesmos, dirigiram-se até um sacerdote e realizarem o sacramento da confissão. Enquanto faziam uma reflexão, eles foram motivados a viver uma vida nova com canções e a oração do terço da misericórdia.

Ao terminar de atendê-los em confissão, o sacerdote abraçou a todos, simbolizando Deus Pai, que acolhe e abraça os filhos. Esse gesto demonstrou o amor incondicional que Deus sente por nós, mesmo quando pecamos e nos afastamos d’Ele.

Módulo Família → A casa da restauração ajuda os jovens a deixarem para trás todos os relacionamentos ruins que tiveram ao longo da sua infância, adolescência e juventude para se tornarem novas pessoas.

Cada um deles fez uma experiência única e transformadora ao serem convidados a entrar na casa e a depositar ali todos os seus pedidos de perdão, cura, restauração e situação que desejam deixar para trás a partir daquele momento.

Casa da Restauração - Jovens Radicalidade

No Módulo Família, os jovens são estimulados a deixar o passado para trás e a começar uma nova vida. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Participando pela primeira vez do Aprofundamento Radical, Arilma Moreira, da cidade de Natal (RN), afirmou que pôde perceber suas limitações e refletir sobre as dificuldades que enfrentou ao longo do último ano. Sobre as atividades das quais participou, ela disse ter sentido dificuldade no primeiro dia por questões físicas, e que hoje pôde ver como foi edificante ter passado por aquela experiência.

“A casa foi o ponto alto por toda a história de relacionamento familiar ruim que eu vivi, por nunca ter conseguido perdoar os meus pais pelo fato de eles nunca terem me dado uma família e por ter crescido sem harmonia em casa. Aqui eu consegui perdoá-los”, testemunhou Arilma.

O “Aprofundamento Radical” chegou ao fim. Os jovens são convidados a continuar participando do Acampamento “Revolução Jesus ” ao longo do fim de semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo