Juventude aprende sobre o amor em acampamento

Peregrinos de diversas partes do Brasil e alguns da Argentina e Colômbia estão na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), para participar do Acampamento 'Revolução Jesus', cujo objetivo é mostrar aos jovens que é possível ser santo sem deixar de ser jovem, vivendo a verdadeira alegria longe do pecado.

Para o paulista Luiz Henrique, 30 anos, da cidade de Limeira (SP), a experiência de participar dos encontros na Canção Nova é sempre enriquecedora. Segundo ele, o 'Revolução Jesus' tem sido especial devido ao ensinamento sobre a Teologia do Corpo: “A Canção Nova tem trazido para o Brasil aquilo que o mundo todo está conhecendo, como na Europa e nos Estados Unidos da América, com a linha de pensamento do beato João Paulo II sobre a Teologia do Corpo. Fico feliz pela iniciativa da Canção Nova, que, no ano passado, trouxe também o americano Evan Lemoine”.  

Luiz Henrique com sua família na Canção Nova
Foto: Luana Oliveira/cancanova.com

Sobre o tema do encontro, que neste ano aborda a liberdade à qual todos somos chamados a viver no amor, Luiz Henrique afirmou, citando uma frase do beato polonês, que “não há nada mais importante do que ensinar para as pessoas sobre o amor”. De acordo com Luiz Henrique, o jovem ainda não sabe lidar com a liberdade da mesma forma que não sabe lidar com o amor. "A consequência de se lidar com o amor, de viver o amor verdadeiro entre homem e mulher, é a liberdade. Então, noto que a escolha do tema foi ótima, pois a liberdade só se consegue por meio de Deus”, disse o jovem.  

Luiz acredita que a Igreja, de modo geral, colhe os frutos desses ensinamentos: “Existem jovens que têm lutado para viver a castidade e buscam, sinceramente, o relacionamento entre homem e mulher. Eles têm provado para a humanidade que é possível ser livre para amar”. Como aprendizado desses seus dias de evento, o entrevistado diz que buscará amar todos os que estão à sua volta, principalmente as pessoas mais difíceis, como ensinou o padre Paulo Ricardo em sua pregação.

Missionários rezam por peregrinos durante acampamento
Foto: Luana Oliveira/cancanova.com

Além de Luiz Henrique, outros jovens aproveitaram os intervalos entre uma pregação e outra para participar das atividades realizadas na Chácara de Santa Cruz, como confissões, atendimentos pelos membros da comunidade, palestras e testemunhos sobre vocação nas diversas tendas espalhadas pelo local. A juventude também pode, durante este fim de semana, receber um exemplar do Youcat (Catecismo Jovem), além de um livro que relata a vida da jovem beata Chiara Luce Badano.

Cerca de 30 mil exemplares do Youcat foram distribuídos no acampamento
Foto: Luana Oliveira/cancanova.com

Daniela da Silva, jovem mineira de Caratinga, de 27 anos, participou de uma das tendas vocacionais e disse estar vivendo um momento de discernimento vocacional: “Está sendo muito bom viver estes dias, aqui, na Canção Nova. Sinto-me chamada por Deus a uma vocação específica, mas ainda não a descobri, por isso, escolhi participar deste módulo para que ele possa me ajudar neste discernimento”. A mineira partilhou que tem buscado o aconselhamento com padres da sua paróquia e rezado para que Deus possa mostrar a Sua vontade na vida dela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo