Lula envia Carta para a Assembléia Geral da CNBB

Segue, na íntegra, a carta do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da CNBB, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, por ocasião da 44ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil.

Brasília-DF, 8 de maio de 2006

Neste momento em que a CNBB se reúne para a abertura de mais uma Assembléia, tomo a liberdade de dirigir-me a V. Emcia. e a todos os Senhores Arcebispos, Bispos e Cardeais que compõem o colégio da CNBB, além dos Assessores e Assessoras, para desejar-lhes uma Assembléia muito fecunda e com pleno êxito.

Nestes dias, parte importante da opinião pública brasileira, e não apenas o mundo católico, estará com a atenção voltada para Itaici, onde, historicamente, importantes decisões foram tomadas, decisões que tiveram, muitas vezes, impacto muito positivo para a vida do povo brasileiro.

No momento em que se avizinha o final do nosso mandato, quero agradecer o diálogo, o apoio, as críticas fraternas que fizeram parte de nossa convivência nestes quase três anos e meio. Tenho plena consciência do papel que a Igreja desempenha no Brasil como formadora de cidadania, como animadora da esperança do nosso Povo e como estimuladora da justiça e da paz. Sei que nosso Governo tem sido beneficiário desta convivência e que, tanto as cobranças, como as críticas, assim como os gestos de apoio muito contribuíram para que pudéssemos realizar, de maneira mais adequada, nossas ações de Governo.


.: Dom Cláudio Cardeal Hummes fala sobre a carta do Presidente Lula


Não quero aqui fazer nenhum balanço desta nossa gestão, ainda inconclusa, nem me estender sobre a obra de nosso Governo. Quero apenas reafirmar aos Senhores que tudo o que estamos realizando, no plano nacional e no plano internacional, nas mais diversas áreas e iniciativas, tem como norte e objetivo o cumprimento dos compromissos que historicamente orientaram minha vida e que assumimos com o Povo Brasileiro.

Nada, nenhum interesse particular, nenhuma crise política, neste tempo, tirou-nos o ânimo, o entusiasmo e a decisão de trabalhar por esses ideais. Se muitas foram as angústias e dores, quero lhes confessar, que a principal satisfação é justamente a certeza de que nosso Povo mais pobre começa a experimentar os resultados de uma política que faz uma opção definida por essa maioria de brasileiros.

O Senhor pode ter a certeza, Dom Geraldo, que estes princípios e este ânimo estarão presentes, com a graça de Deus, até o último dia deste mandato.

Receba, Dom Geraldo, minha carinhosa manifestação de carinho, respeito e amizade, extensiva a todos os Senhores Arcebispos, Bispos e Cardeais que participam desta Assembléia.

cancaonova.com :: Itaici, 9 de maio de 2006

↑ topo