Luzia Santiago partilha: Evangelizar através dos Meios de Comunicação

Tenho a missão hoje de apresentar em poucas palavras o que é para a Canção Nova evangelizar através dos meios de comunicação.

Eu sou Luzia Santiago, membro da comunidade Canção Nova desde sua fundação em 02 de fevereiro de 1978, nesta Diocese de Lorena, Estado de São Paulo, sendo bispo naquela época Dom João Hipólito de Moraes, que anos depois nos instituiu canonicamente como Associação Pública de Fiéis. Este Centro de Evangelização recebe o seu nome por te sido ele o pastor que nos acolheu e acompanhou-nos por mais de 25 anos.

Ouça: "O segredo da vida em comunidade é a perseverança…"

Impulsionado por Deus, Pe. Jonas Abib e os jovens que aceitaram com ele o apelo de viver em comunidade, reconhecem na Exortação Apostólica Evangelli Nucianthi, do Papa Paulo VI, um clamor especial da Igreja para usar dos meios de comunicação Social para o anúncio de Jesus Cristo e a vida nova que Ele veio nos trazer; testemunhar a este mundo carente e a cada pessoa em particular o amor de Deus.

A Canção Nova existe para formar homens novos para um mundo novo. Tudo o que fazemos: nosso trabalho com a evangelização pelos meios de comunicação social, os encontros, retiros é em vista desse objetivo. Hoje a Canção Nova tem em torno de 869 missionários comprometidos, na sua totalidade, com esta causa.

Não basta comunicar Deus na rádio, na televisão, na internet e em todos os meios avançados. É muito mais: é preciso conhecer e penetrar nos segredos de sua linguagem e usás-la na evangelização. Nós temos aprendendido suas técnicas e as usamos com eficiência, na evangelização. Somos profissionais de Deus, profissionais de mídia, profissionais de evangelização para que, como diz Paulo VI: "postos a serviço do Evangelho, tais meios são suscetíveis de ampliar, quase até o infinito, o campo para poder ser ouvida a palavra de Deus e fazer com que a boa Nova chegue a milhões de pessoas".

A Canção Nova não pode deixar de usar de todos esses meios potentes para a evangelização porque recebeu de Deus, pela voz da Igreja, essa missão de “apregoar sobre os telhados”, para cada ser humano, o que nós mesmos experimentamos: o encontro pessoal com Cristo.

Numa sociedade secularizada onde os meios de comunicação estão a seu serviço é um grande desafio situar o nosso papel como Meio de Comunicação cristão. A Canção Nova tem aí a árdua e incansável missão de levar Jesus: Jesus Cristo vivo, que cura , liberta, restaura o homem todo.

Através do Sistema Canção Nova de Comunicação efetuamos esta nossa missão, diariamente, 24 horas sem interrupção, sem propagandas comerciais, dependente exclusivamente da Divina Providência através de sócios benfeitores.

A nossa programação se faz pelos mais variados gêneros e formatos de programas: entrevistas, shows, depoimentos, variedades, jornalismo, meio ambiente, catequese, infantil, direção espiritual, oração e a Eucaristia centro da nossa vida. Atingimos os mais diferentes públicos, buscamos restaurar a dignidade da pessoa como filho de Deus, temos como alvo a família célula mãe da sociedade.

Fazemos questão de transmitir a voz da Igreja. Por isso nos empenhamos para repassar a riqueza da Doutrina Católica na voz do Santo Padre em sua catequese e viagens missionárias.

Cientes da utilidade dessa poderosa ferramenta que Deus nos concede para a evangelização, a Canção Nova tem se aplicado no cumprimento desse objetivo de formarmos "homens novos para um mundo novo". Realizamos tudo isso levando em consideração às três funções principais dos meios de comunicação: informar, educar e entreter.

De uma maneira viva levamos as pessoas o nosso testemunho de que é possível a obra de restauração, que é possível esta vida nova á imagem de Jesus, o homem perfeito. É lindo constatar que neste trabalho, o Espírito age em nós, mesmo em meio aos nossos defeitos, imperfeições, fragilidades, erros da nossa história. O Espírito Santo realiza em nós em primeiro lugar e nos faz portadores desta boa nova.

O objetivo da nossa vida é Jesus Cristo, anunciá-lo, fazê-lo conhecido e para isto Deus nos concedeu os meios de comunicação para que ele chegue mais rápido a todos os cantos da face da terra.

É uma obra grande e vasta, muito acima das nossas possibilidades, nós tocamos na própria ação de Deus. Compete a nós fazermos cada vez melhor, cooperar com a ação do Espírito, conscientes de que é obra conjunta: Deus e o homem. Nós anunciamos e levamos aquilo que ele está fazendo em nós.

Somos portadores de uma experiência: somos a demonstração de que isso é possível = Deus o está realizando em nós em primeiro lugar. Estamos preparando e tornando cada vez mais próxima a volta de Jesus Cristo. Ele regerá essa Sociedade Nova. Entre tantos essa é a contribuição que somos chamados a dar, como João Batista somos chamados a preparar para o Senhor um povo bem disposto, com céus novos e uma terra nova.

Ouça: "A minha espiritualidade faz eu seja um profissional de Deus…"

Eu agradeço a Deus porque tenho a graça de ver a minha vida sendo transformada todos os dias, porque evangelizando vou sendo evangelizada. E agradeço também por poder transmitir a todos por rádio, TV e internet e outros, e agora pessoalmente a você: Que Jesus está vivo, que ele tem o poder de transformar qualquer vida: a sua vida, a minha vida e todos aqueles que se abrirem à boa Nova. E é por isso que a Canção Nova está à disposição de Deus. Essa é a nossa missão, evangelizar!

Muito obrigada! Tudo pelo Senhor e pelo seu Reino!


 

Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo