"Nascemos para evangelizar"

As Novas Comunidades são verdadeiros canais privilegiados para a formação e promoção dos fiéis católicos, que se tornam mais ativos e conscientes do seu papel na Igreja e no mundo. Elas amam profundamente a Igreja, inserindo-se com fidelidade na vida das Igrejas locais, sendo fermento, sal e luz e,correspondendo às necessidades da nova evangelização.

O cancaonova.com entrevistou a missionária da Comunidade Católica Shalom Luciana Brum que falou sobre o carisma da comunidade e sobre a sua vocação a vivência em uma nova comunidade:

cancaonova.com: Fale sobre o Carisma Shalom, como se dá a evangelização/missão?

Missionária: Há 31 anos, Moisés, nosso fundador, ofertou, aos pés de João Paulo II, livremente, a sua vida pela Igreja, pelos jovens e pelos homens. Nascemos para evangelizar, nossa missão é a evangelização de todos os homens. Anunciamos Jesus Cristo, o Ressuscitado, que passou pela cruz, como a experiência dos discípulos, narrada no evangelho de São João.

Luciana Brum, missionária da Comunidade Shalom
Foto: Maria Andre/cancaonova.com


Nós experimentamos a paz que recebemos de Deus e a comunicamos. Somos uma família, constituída de homens mulheres, solteiros, casais, sacerdotes, seminaristas, diáconos e celibatários para o Reino. Todos unidos em uma consagração de vida. Testemunhando no mundo de hoje Jesus Cristo, verdadeira paz. Nascida no meio dos jovens dedicamos a eles um amor especial. Nossa evangelização se dá de várias formas: pelas artes, meios de comunicação, trabalhos de promoção humana, etc.

Nós somos constituídos de duas dimensões: comunidade de vida e aliança.

:: Brasil tem mais de 800 Novas Comunidades

cancaonova.com: Para você, qual a importância das Novas Comunidades para a Igreja?

Missionária:
As Novas Comunidades trazem para a Igreja um novo ardor e atendem o apelo feito por João Paulo II sobre a vivência radical, fiel e feliz do Evangelho. No mundo de hoje, o testemunho da vida nova em Cristo, no seio da Igreja, é inspirado pelo Espírito Santo em uma forma nova de evangelização, tornando viva a fé católica. O anúncio explícito de Jesus Cristo, em uma Igreja viva, em diversos carismas, cuja missão é a evangelização, que se dá pelas artes, trabalhos sociais e, principalmente, pelos meios de comunicação. Em unidade, as Novas Comunidades querem levar aos homens de hoje esta "nova primavera", como nos convocou João Paulo II.

cancaonova.com: O que mudou em você depois que entrou para uma Nova Comunidade?

Missionária: Fui alcançada pela evangelização de uma Nova Comunidade durante um tempo caminho [de discernimento vocacional] naComunidade Canção Nova. Desejei ardentemente doar a minha vida em um “novo” [modo de vida], logo conheci a Comunidade Shalom, vontade de Deus para mim. Onde pude, na vivência do carisma, experimentar este novo ardor da Igreja. Senti a força do Espírito, que me impelia à evangelização na doação da minha vida, em todos os meus dias, pela humanidade, a serviço da Igreja. Quero anunciar Jesus Cristo Ressuscitado, verdadeira paz, contando com o auxílio da Virgem Maria, Mãe de Deus, que me ensina a cada dia a corresponder ao meu chamado.


Fazendo memória (maio/2012): "Reconhecimento Pontifício da Comunidade Shalom"


cancaonova.com: O que esperar das Novas Comunidades no Brasil?

Missionária: A dedicação à evangelização dos homens, mulheres, jovens, enfim, de toda a humanidade. Espero e desejo que, pela graça dada às Novas Comunidades, vivamos próprias no anúncio de Cristo. Na fidelidade ao chamado feito a nós, trabalhando em unidade nesta força evangelizadora na missão do anúncio do Reino de Deus.

cancaonova.com: Deixe uma mensagem para aqueles que estão interessados em fazer a experiência de viver em uma nova comunidade:

Missionária: Deus é sempre fiel em Suas promessas, ao nos chamar nos resgata de uma vida sem Ele. A partir daí damos uma resposta de gratidão, sendo Sua vontade nossa felicidade. Não tenhamos medo de dar, através da evangelização, Àquele que nos ama com amor eterno, nosso "sim" nessa missão de devolver a Deus aqueles que se perderam, pois "a humanidade geme e chora esperando a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19-22).

 

Informações
Nome:
Luciana Nazaré Brum Martins
Idade: 36 anos
Cidade de origem: Agudo (RS)
Onde reside: Lorena (SP)
Missão em que atua: Aparecida (SP)
Comunidade: Shalom
Fundador: Moisés Louro de Azevedo Filho
Frase/citação do chamado: Vontade de Deus és meu paraíso

 

Veja mais:
:: Quais a importância das Novas Comunidades?
:: Dom Roberto comenta sobre a nova evangelização
:: O lugar das Novas Comunidades na Igreja

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo