No carnaval fuja do pecado e busque a alegria do alto

Como passar o carnaval? Para onde ir? Que lugares frequentar? O que posso fazer para me divertir? São muitos caminhos, a escolha é sua. Como podemos discernir isso?

Esses questionamentos fazem parte da vida de muitos jovens na hora de saírem para se divertir com os amigos. Eles são os mais atraídos e convidados para participar dos blocos e festas de carnaval e, muitas vezes, fazem isso por falta de opção e porque ninguém os convidou para um programa diferente. Aos jovens que pretendem viver uma folia pura e saudável, sem consumo de bebidas e drogas e sem apelo sexual, a Igreja oferece várias opções, como os retiros, rebanhões e encontros, como faz a Canção Nova.

Em entrevista ao cancaonova.com o missionário da Comunidade Canção Emanuel Stênio falou especificamente aos jovens que desejam viver a santidade, mas que sentem dificuldade para conseguir viver o "PHN" [Por Hoje Não ao pecado] no carnaval.

cancaonova.com: Como passar o carnaval e para onde ir já que há muitos convites para bailes e festas nesse período?

Emanuel Stênio: Os jovens devem buscar a alegria verdadeira acima de tudo, pois o carnaval é tempo de alegria. Além disso é um momento de preparação para nós cristãos, pois é um período que antecede a Quaresma, por isso temos que nos preparar para viver bem esse tempo da nossa Igreja. É importante passar o carnaval com alegria; e onde buscar esta alegria é o "x" da questão.

O mundo nos oferece várias formas, lugares e ambientes para encontrarmos uma "alegria" passageira. No entanto, não é isso o que Deus tem para nós. Esta felicidade, que supre o anseio dos homens, se encontra somente na alegria que vem de Deus. E isso só é possível ao termos um encontro com Jesus e ao termos uma experiência com o Espírito Santo.

"Jovens, a verdadeira alegria se encontra no Senhor!", recorda Emanuel
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Precisamos desta alegria que nos cura e que dissipa do nosso coração a tristeza de uma vez por todas! E não desta alegria passageira, como ocorre quando você está triste e procura a bebida para se alegrar, mas no outro dia tudo isso passa e a tristeza volta. Por isso é importante que tenhamos a capacidade de ir a lugares que nos apresentem Jesus Cristo, a verdadeira alegria, a lugares que convêm para um homem e uma mulher de Deus. Uma opção é ir para um encontro de carnaval cristão.

cancaonova.com:
O que os jovens devem fazer com dois caminhos e apenas uma escolha?

Emanuel Stênio: A vida é feita de escolhas, e sabemos que colhemos o que plantamos; portanto, se frequentarmos ambientes que vão nos trazer alegria, paz e mansidão seremos pessoas alegres, pacíficas, mansas, bondosas, curadas e amáveis. Ao passo que, ao irmos a ambientes que oferecem drogas, bebidas e promovem a prostituição e a violência colheremos a gravidez indesejada e não planejada, a ressaca, o acidente de trânsito e a violência. Hoje, vemos nos noticiários tantas e tantas situações desoladoras devido a balas perdidas e à violência, e pessoas que são vítimas de quem consumiu bebida no trânsito.

Precisamos evitar esses lugares e precisamos escolher. A Bíblia nos diz, e é o próprio Deus falando ao Seu povo, em Deuteronômio 11, 26-28, que o Senhor põe diante de nós a vida e a morte, a bênção e a maldição, e que devemos escolher a vida. O convite de Deus feito para você é: escolha a vida e a alegria de viver um carnaval em Deus. Fuja das situações que não convêm e não vêm do Senhor, pois somente assim você encontrará a verdadeira alegria.

cancaonova.com: Quais os desafios de largar a bebida, as drogas, o sexo desregrado e tudo aquilo que os dias de folia oferecem às pessoas?


Emanuel Stênio:
Como cristãos devemos fugir destes ambientes! Talvez você não seja tão praticante [dos ensinamentos bíblicos], mas é católico e batizado, por isso entrou neste site por desejar experimentar algo novo neste carnaval. Por não querer mais viver as mesmas situações que vivia na sua sexualidade e na bebida, por saber que, depois de curtir os quatro dias de carnaval, na Quarta-feira de Cinzas sentirá uma dor de cabeça muito grande, uma grande ressaca, pois talvez você tenha visto e vivido coisas que não queria ter vivido. 

Então o que fazer para largar a bebida, a droga e o sexo desregrado? Fugir! Fuja das ocasiões de pecado, não dê brechas para o inimigo, não converse com a tentação, não dialogue com o tentador. Ao contrário, vá para os pés de Jesus, vá ao encontro de boas amizades; existem milhares de lugares neste Brasil onde são realizados retiros de carnaval, acampamentos e encontros que as novas comunidades promovem, como a Canção Nova, Shalom, Renovação Carismática e tantas paróquias, para que nós, de forma especial nós jovens, tenhamos onde viver os quatros dias de carnaval para nos preparar bem para a Quaresma.

Ouça o convite de Emanuel Stênio e venha participar do Acampamento de Carnaval na Canção Nova:


Vale a pena refletir:


.: É possível curtir uma noite santa?


.: Os católico podem 'curtir' o carnaval? Como fazê-lo?

.: Vai beber todas? Veja os efeitos do álcool no seu organismo

.: Estímulos levam o jovem a experimentar o álcool

.: O que está por trás do consumo do álcool entre os jovens

.: Bebida e direção, uma combinação fatal

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo