O artista maior é Deus

"O Departamento de Artes nasceu há praticamente um ano, mas a Canção Nova, muito antes disso, já trabalhava com a arte. Há muitos anos que fazemos teatros, sobretudo, a encenação da "Paixão de Cristo", que existe desde 1995.

A arte é um desafio, porque é muito linda e livre, porém, se não soubermos trabalhá-la adequadamente, poderá se tornar perigosa. O artista precisa estar ciente de que ele é apenas um instrumento que está a serviço de Deus, pois o Artista maior é Deus. Então, por que não expressarmos o nosso Deus através da arte?

Tanto na dança, quanto na dramaturgia, a sensibilidade é muito grande, por isso é preciso que estejamos numa comunhão muito profunda com Deus, para que a evangelização aconteça e para que a nossa arte jamais se desvirtue.

Uma das grandes expressões da arte na Canção Nova é a "Paixão de Cristo", que apresentamos todos os anos na Sexta-feira Santa. O Acampamento da Semana Santa é um dos maiores do ano, e todos aqueles que vêm a este evento participam intensamente do momento da Via-Sacra encenada. Eles se envolvem com aquele momento, com toda a espiritualidade própria desse momento, vivem a Paixão e a Ressurreição de Cristo.

A nossa responsabilidade é muito grande em não somente encenar, mas também em levar a este povo, que virá à cidade de Cachoeira Paulista, como também a todos aqueles que irão nos acompanhar pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, um pouquinho daquilo que Jesus viveu.

É um teatro que é, de fato, um desafio, porque é tudo muito difícil. A gente começa já na preparação a entrar no clima da Paixão. É doloroso, mas ao mesmo tempo redentor.

Neste ano, queremos fazer algo a mais do que costumamos fazer. Temos consciência de que precisamos melhorar, pois assim como a nossa fé vai se aprofundando, também queremos crescer e amadurecer em nosso trabalho.

O nosso maior desafio, hoje, é renovar o nosso figurino, pois não temos apoio cultural, nem temos dinheiro para fazê-lo. Mas, graças a Deus, vivemos da providência, por isso, as coisas acabam ficando tão livres e tão belas. Pegamos tudo o que ganhamos e reformamos, e assim o nosso trabalho vai acontecendo.

Há três meses estamos nos preparando ativamente. Neste ano, além da encenação da Via-Sacra, haverá um teatro encenado a partir da Santa Ceia. Será um teatro maior, musicado, no qual muitos dos atores cantarão. Ainda estamos nos preparando, o que podemos dizer é que muitas novidades virão.

Lembro-me de quantas vezes eu vivia este 'feriadão', como é conhecido, para curtir, beber, namorar de forma errada… Hoje, eu vejo quanto tempo eu perdi, por isso, digo a todos, principalmente para aqueles que ainda não vieram viver este acampamente com a gente, que venham para viver uma experiência diferente com Deus.

Vale a pena! É um acampamento muito rico, no qual Deus nos faz nascer de novo, pois meditando a Paixão de Cristo, morremos para o pecado e vivemos para Deus.

Quero deixar meu convite aos internautas: Não venham apenas para assistir ao teatro, mas também participar dele. Tragam roupas de época, pois queremos fazer do Centro de Evangelização uma Nova Jerusalém".

Marlúcia Carvalho
CIA de Artes da Canção Nova

Veja também:

.: Encenação da Paixão e morte de Jesus na CN em 2005
.: Entrevista com Myrian Rios: "Maria, o papel mais importante da minha vida profissional"

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo