O que fazer diante das tentações?

Neste fim de semana, acontecerá o Acampamento 'Quem como Deus' na sede da Comunidade Canção Nova. O membro do Conselho Nacional da RCC no Brasil, Ironi Spuldaro, concedeu uma entrevista ao cancaonova.com falando sobre assuntos pertinentes a este encontro.

cancaonova.com: Qual a diferença entre provação e tentação?

Ironi Spuldaro: As provações acontecem quando passamos por situações que nos purificam e são capazes de nos levar a um estado maior de fé, capaz de nos encorajar a enfrentar tudo sem temer. Nem tudo o que acontece em nossa vida é vontade de Deus, mas tudo tem a permissão d'Ele. Quando o Senhor permite alguma provação, é para que a nossa fé seja alicerçada e, assim, alcancemos o céu.

Já a tentação é aquilo que eu crio em minha fragilidade, em meu medo ou até mesmo na carência. A tentação não chega a ser pecado, mas é um caminho que precisa ser vencido, pois, se nos deixarmos vencer por ela, caímos no pecado e nos afastamos de Deus. Precisamos diferenciar isso: a provação é algo definido, que nos leva a um encontro com Deus; a tentação precisa ser vencida por nós para continuarmos em Deus.

O inimigo quer, por meio da tentação, acusar-nos, pois quer que nos sintamos fracos. Se estamos em Deus, a provação não se torna castigo, mas bênção.

cancaonova.com: O que fazer diante das tentações?

Ironi Spuldaro:  Devemos rezar, adorar o Santíssimo Sacramento, jejuar, confessar, alimentarmo-nos da Palavra de Deus e da Santa Eucaristia. Não se pode vencer as tentações pela própria força humana, pois chegará um ponto em que acharemos que a mentira é verdade; isso se chama espírito de confusão.

Vencer a tentação é ter intimidade com Deus e uma vida de entrega ao Espírito Santo. Precisamos declarar, todos os dias, que somos dependentes do Senhor, pois para vencer a tentação devemos estar conectados com o Pai.


Confira a pregação: "Prepara-te para o tempo da provação"



cancaonova.com: Como acontece o combate espiritual? Quem combate ao nosso lado?

Ironi Spuldaro:  A Palavra de Deus nos ensina que o combate acontece a partir do jejum, da abstinência, da lectio divina, de uma boa vivência dos sacramentos; além disso, a Palavra diz que há demônios que apenas São Miguel pode vencer. A comunhão com os santos e anjos, a unidade entre a misticidade e o divino vivendo neste mundo, mas com o olhar para o céu. Aprendamos a invocar a intercessão dos santos, dos anjos e da Virgem Maria.

Estamos num tempo propício de vivermos a Quaresma de São Miguel de maneira particular. Logo que comecei a rezar essa quaresma, o Senhor me disse que eu iria ser lapidado; de fato, é isso que estou vivendo: travo um problema de saúde e ainda meu pai está hospitalizado, correndo risco de vida. Se eu não tivesse um olhar espiritual sobre todas essas situações, certamente pensaria que estaria vivendo um castigo de Deus; mas tendo comunhão com o céu, percebo que, por meio disso, o Senhor está agindo.

:: O que é um combate espiritual?

cancaonova.com: Como saber se as tentações são criadas por mim ou pelo demônio? Existe diferença?

Ironi Spuldaro:  Existe. Certa vez, Padre Pio disse que temos dois tipos de cruz: uma cruz redentora e uma destruidora. A redentora é a cruz de Cristo, que nos liberta e faz com que tenhamos mais coragem de vencer e de ser de Deus. A cruz destruidora é quando nos autoflagelamos. Precisamos assumir a cruz de Cristo, porque dela vem o sustento e a salvação.

cancaonova.com: Como um cristão deve se portar diante de pessoas que querem lhe fazer mal?

Ironi Spuldaro:  O cristão, acima de tudo, precisa ser verdadeiro. Nós não podemos fazer acepção da verdade. O cristão que quer chegar ao céu deve optar pela vida com coerência, pois a 'verdade nos libertará'. Ele não pode largar a sua fé. Se existem pessoas negativas ao seu lado, você sempre precisará se utilizar da verdade e ser um denunciador da mentira. Jamais se condene diante das acusações do mundo.

 

 

Veja mais:
:: Não dialogue com a tentação
:: Combatentes na provação
:: História da Quaresma de São Miguel

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo