"Os jovens estão na mira dos bispos", afirma Dom Demétrio

Está em pleno andamento a 44ª Assembléia Geral da CNBB. Ela vai concluir na quarta-feira desta semana, dia 17, para em seguida os bispos se deslocarem para Florianópolis/SC, onde começa no dia 18 o 15º Congresso Eucarístico Nacional. Este é o quadro para esta semana.

Entre os muitos assuntos que uma assembléia anual de bispos precisa abordar, um se destaca como principal, merecendo uma reflexão maior, para levar a conclusões pastorais concretas.

Desta vez, o assunto é a juventude. Os jovens estão na mira dos bispos. Os motivos são fáceis de compreender. De um lado, os jovens motivam a solicitude pastoral dos bispos, que se preocupam com a situação vivida hoje pelos jovens, sobre os quais incidem com força as muitas contradições dum tempo de profundas mudanças que estamos vivendo. De outro lado, os bispos se preocupam com os jovens porque neles se está o futuro da própria Igreja.

Daí a urgência, e a importância, de uma verdadeira \”pastoral da juventude\”. Ela não é fácil. Como não é fácil o relacionamento entre pais e filhos. A diferença de gerações joga sempre um peso considerável, também entre Igreja e juventude.

Mas o fato da CNBB ter escolhido a juventude como tema central de sua assembléia é um bom sinal, que já suscitou expectativas favoráveis nas comunidades. Que elas possam ser levadas adiante a partir das orientações aprovadas pelos bispos nesta assembléia.

Abordando o tema da juventude, a própria CNBB parece reviver os seus anos passados, para sentir-se desafiada pela realidade atual. Isto fica reforçado por dois outros assuntos desta assembléia: os 50 anos da Cáritas Brasileira, que se completam neste ano e que foram lembrados logo no início desta assembléia, e a preparação da próxima Conferência Geral em Aparecida, para a qual esta assembléia está elegendo os seus representantes.

A assembléia dos bispos é sempre momento propício para a Igreja fortalecer sua identidade, olhando o caminho feito e os desafios que tem pela frente.

Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales/SP


Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado


Veja também:
.: Missionários da CN partilham suas experiências neste evento
.: Padre Marcelo Rossi na Canção Nova
.: Dom Demétrio preside celebração em Itaici

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo