Paciência, uma virtude na tribulação

Quais são as suas tribulações ou provações? Identificá-las é o primeiro passo para solucioná-las; o segundo, é caminhar na vontade de Deus. É preciso perceber, em sua vida espiritual, o que você está vivendo, pois seguir a Deus não é garantia de não viver a cruz, mas saber que Ele deseja ser nosso sustento em meio ao sofrimento.

"Se eu estou passando por provação, colherei o fruto de uma fé provada. Depois de uma tempestade, vem a bonança, mas é preciso um esperar ativo em Deus, caminhando com Ele, confiante. O Senhor nos prova não para nos humilhar, mas para que possamos perceber o quanto necessitamos d'Ele, e o quanto somos frágeis.” (Padre Reginaldo Manzotti)

É importante ter paciência em meio à aflição, pois saber viver, de forma ativa, durante este tempo, é sinal de amadurecimento espiritual, pois os conflitos que enfrentamos nos fazem reconhecer o que somos e nos põe em nosso devido lugar.

Precisamos ter a coragem de permanecer na tribulação, porque é nela que Deus age e intervém. A paciência adquire-se no dia a dia, tendo uma visão espiritual e aguardando a vinda do Senhor. Ter a experiência com Ele é por-se a caminho, sermos homens e mulheres pacientes.

:: Esperança em meio a tribulação

Em meio à sociedade, devemos proclamar que Jesus está voltando. Os cristãos não podem ter medo de falar disso, pois, no Céu, Jesus dirá: “Vinde, benditos de meu Pai!”. Ele mesmo será o fim de nossos desejos, Aquele a quem contemplaremos sem fim e louvaremos sem cansaço. Você precisa ter sede da vida eterna.

Confira o vídeo sobre a importância da paciência neste tempo:

“Na religiosidade do antigo Judaísmo, o termo “paciência” era usado expressamente para a espera de Deus, característica de Israel para perseverar na fidelidade a Ele, na base da certeza da Aliança, num mundo que contradiz o Senhor. Sendo assim, a palavra indica uma esperança vivida, uma vida baseada na certeza da fé. No Novo Testamento, essa espera de Deus assume um novo significado: em Cristo, Deus manifestou-se.” (Carta Encíclica Spe Salvi de Bento XVI)

Participe, entre os dias 21 a 23 de junho, do Acampamento Fortes na Tribulação. O evento acontecerá na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O encontro vai ajudá-lo a lidar com os sofrimentos e perceber que, sabendo vivê-los à luz de Cristo, alcançará a salvação.

.: Leia também:
::Agarre-se em Deus durante a tribulação
::Dóceis ao toque da mão de Deus

↑ topo