Paróquia Nossa Senhora da Luz celebra festa da padroeira

Durante o período de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Salvador (BA), viveu a festa em louvor à Padroeira. O tema deste ano, “Paz e Luz”, visou chamar a atenção dos paroquianos e da comunidade para a segurança, um problema sério que afeta a cidade e o Brasil. Este tema está em total sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2009 “Fraternidade e Segurança Pública”, que tem como lema "A paz é fruto da Justiça" (Is 32,17).

A Novena, realizada de 24 de janeiro a 1 de fevereiro, contou com a presença do bispo-auxiliar, Dom João Carlos Petrini, na noite de abertura, além da participação de vários padres de outras paróquias da Arquidiocese de Salvador, que pregaram nas celebrações.

Já no dia 2 de fevereiro, os festejos começaram às 5 horas da manhã com a tradicional missa na praia, com a participação dos pescadores, que ofertaram o fruto do seu trabalho, o peixe. Centenas de pessoas lotaram as areias da praia da Pituba e pediram as bênçãos de Nossa Senhora da Luz, junto com o nascer do sol. Após a celebração, a imagem seguiu para o alto-mar junto com os barcos dos pescadores, enquanto a comunidade esperava o retorno rezando e cantando louvores a Deus.

Nossa Senhora da Luz
Foto: Priscila Reis

Ao retornar à praia, a imagem seguiu em uma pequena procissão para a igreja onde ficou exposta durante todo o dia; que contou com mais duas celebrações e a oração do rosário.

No fim da tarde, a comunidade se reuniu em frente a igreja para a tradicional procissão da Luz, este ano chamada de “Caminhada Paz e Luz”, que foi acompanhada por um trio elétrico. Uma multidão de fiéis seguiu pelas ruas do bairro com suas velas nas mãos clamando por paz e reverenciando a Mãe de Jesus, verdadeira Luz do mundo.

No fim da caminhada, de cima do trio, o bispo-auxiliar, Dom Gregório Paixão, celebrou a missa de encerramento com a participação dos quatro frades Mercedários que servem à Paróquia.

Santa Missa, durante às festividades da padroeira da cidade
Foto: Priscila Reis

Para finalizar a festa, subiu ao trio a cantora católica Adriana, que realizou um show de alegria e fé, acompanhada pelo público de diversas gerações que, mesmo com chuva, louvou e agradeceu a Deus com músicas, danças e orações.

Matéria enviada pela internauta Priscila Reis, de Salvador (BA)



Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo