Parresia: um dom extraordinário

Márcio Mendes, missionário da Comunidade Canção Nova há 14 anos, apresenta o terceiro capítulo do livro Reinflama o Carisma de Padre Jonas Abib, que servirá de roteiro para a preparação do Acampamento de Pentecostes, que se realizará de 25 a 27 de maio, no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Morais, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

"Esse capítulo tem como título: Parresia: um dom extraordinário! Porque o dom de Deus já está em nós, chegou a hora da coragem, da ousadia, do desassombro, da intrepidez. É a hora do 'atrevimento do Espírito!'.

É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou' (I Cor 2, 9-12).

Muitas vezes, ouvimos falar de pessoas carismáticas, que receberam o dom de curar pessoas por meio da oração, ou até mesmo que operam verdadeiros milagres. Ouvimos falar de outras que recebem revelações de Deus das coisas mais secretas e escondidas na sua alma ou até mesmo na alma de outras pessoas, no passado, e inspiradas pelo Espírito Santo, elas são capazes de nos orientar em relação aos passos que devemos dar em nossas vidas. A cura dos milagres, a revelação, as profecias, são dons de Deus que só podemos compreender à luz do Espírito Santo. A parresia é a mesma coisa. Ela é um dom ligado ao das línguas e ao da pregação. Essa palavra quer dizer coragem, entusiasmo, mas não só isso. Entusiasmo não significa apenas ânimo, mas estar cheio de Deus dentro de si. Ela é mais do que coragem, é algo que está voltado para o falar. Quem possui esta graça não tem medo das conseqüências que venha a enfrentar por causa daquilo que diz. É uma coragem que brota da confiança profunda em Deus, e da mensagem que se anuncia.

O Espírito Santo é a força do alto que toma nos braços o homem sem entusiasmo, sem coragem, e o leva a agir. Ele é a força dos fracos, a força de quem não tem força. É Deus que vem ao encontro da pessoa que já não tinha planos nem projetos para o futuro, apenas sonhos frustrados, invertendo essa situação. O Senhor ‘levanta’ a pessoa, e a faz agir. Antes, ela desistia de antemão, não acreditava em si mesma, e a vida a arrastava, mas agora, tudo mudou – é a experiência de um nascer de novo.

 OUÇA: Márcio Mendes reza pela Efusão do Espírito Santo em você

Quando Jesus fala de nascer de novo e de uma vida nova, faz questão de enfatizar que isso não poderia ser vivido sem um coração novo. E essa mudança é notável. As pessoas percebem quando alguém foi renovado em seu coração, porque a sua maneira de ver a vida muda, seus pensamentos, seus valores, seus critérios todos mudam. Pois, foi-lhe dada uma nova capacidade para amar e uma liberdade sem medidas. Essa liberdade surge da força que estava guardada no fundo do coração da pessoa desde o dia de seu batismo.

Essa também foi a minha experiência. Na minha família somos todos muito tímidos, e sempre tivemos grande receio de falar em público. As pessoas, que antes me conheciam, se admiravam quando me viam à frente de um grupo a testemunhar a minha experiência com Deus. Quanto mais me conheciam, mais admiradas ficavam. Também eu estava impressionado pelo que se passava comigo. Só que eu não conseguia resistir, sentia-me ‘impulsionado sem cessar pelo Espírito de Deus’(GS 41,1), sentia-me impelido, empurrado a falar publicamente o que Jesus estava realizando em minha vida. É obra do Espírito fazer-nos passar de simples ouvintes a testemunhas da Palavra de Deus e, para mim, não restava dúvida de que era Ele quem agia. Eu havia passado a vida inteira calado, sem me expressar diante das pessoas, e agora, em poucas semanas, uma coragem me invadia para proclamar o Evangelho abertamente aonde quer que eu fosse, sem nenhum medo nem vergonha.

Mas o Espírito Santo não nos confere apenas coragem e força, Ele simplesmente abastece todo o coração em suas aspirações mais profundas. É uma experiência de amor que nos faz amar, fazendo-nos entender que há mais alegria em dar do que em receber. Santo Afonso dizia que ‘Quando o amor de Deus se apossa totalmente de alguém – essa mesma pessoa ajudada pela graça – procura por si mesma desfazer-se de todas as coisas que lhe dificultam ser inteiramente de Deus’. A pessoa, então, conhece a Deus e pode, por isso, dizer: “Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram” (Jó 42, 5). Jesus se torna o centro da vida dela, porque ela mesma o experimentou e não porque lhe disseram.”


OUÇA: Márcio Mendes testemunha a mudança de sua vida após a Efusão do Espírito Santo


DOWNLOAD: Trecho do terceiro capítulo do livro"Reinflama o carisma"



Próxima matéria: "Não vos falte dom nenhum!"com Vera Lúcia Reis, missionária da Comunidade Canção Nova


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
Reinflama o Carisma
Padre Jonas Abib




.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes

↑ topo