Partilha: Mulher no dia de hoje

O papel da mulher na educação dos filhos, dignidade e saúde da mulher, entre outros assuntos, foram discutidos numa partilha entre mulheres durante o Encontro para Mulheres na Canção Nova, neste domingo, 18, em Cachoeira Paulista (SP).

Se nós não caminharmos com Deus, nada conseguiremos. Pois, sem Deus as lutas ficam cada vez maiores.

Paula Guimaraes: “Completei ontem, 16 de março, 11 anos de casada como Felipe Jardim. Desde que eu cheguei à Canção Nova, há 20 anos, eu pude viver vários processos: primeiro aprendi a ser irmã, depois a ser esposa e mais tarde a ser mãe. Sou muito feliz por ser uma mulher na Canção Nova.”

Paula Guimaraes, Dra. Gisela Savioli, Dra. Priscila Aquino e Maria Renata
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Veja mais fotos no Flickr  e Facebook 

Trecho da Carta do Papa João Paulo II às mulheres em junho de 1995:
“Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida. Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida. Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância. Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, económica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade. Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta « esponsal », que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura. Obrigado a ti, mulher, pelo simples facto de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.”

Pergunta: É pecado um casal dormir em camas separadas, pois meu esposo não respeita meus horários de oração?

 

Maria Renata: “Quando nós nos casamos fazemos a opção por estar juntos, nós não perdemos a nossa individualidade. Sabemos que a nossa vida de oração não se resume às práticas, mas à nossa vivência diária. Muitas vezes, precisamos aprender a renunciar, e a renúncia é uma grande forma de oração. É preciso saber viver bem as coisas. Pecado seria dormir em camas separadas sem ter um justo motivo, por exemplo quando se tem um bebê que precisa de atenção. A vida de casal é um exercício.

Pergunta: Remédio de emagrecimento nos torna mais sensíveis?

Dra. Priscila Aquino: “Não existem remédios que nos façam emagrecer, mas sim eles ajudam como agentes coadjuvantes, ou seja, eles auxiliam no emagrecimento. Muitas vezes, a obesidade é uma pequena parte do iceberg, mas que a atenção deve se voltar também para a espiritualidade. Precisamos estar atentos aos remédios que tomamos, não podemos nos automedicar.”

Pergunta: É saudável à noite trocar o jantar por um lanche?

Dra Gisela Saviolli: “Precisamos voltar a ter o hábito de jantar em vez do lanche, pois é mais saudável”.

Encontro Mulheres de fé
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Pergunta: Meu esposo me traiu. O que faço agora?

Maria Renata: “Não existe uma outra receita a não ser nos entregar a Deus e deixar que Ele nos ajude. Procure retomar tudo olhando para as coisas boas que ainda existem em sua vida, como seus filhos, seus amigos, sua família. É importante mudar o foco, como também procurar a ajuda de um profissional.”

Pergunta: O que ajuda a emagrecer além de fechar a boca?

Dra. Priscila Aquino: “Uma boa alimentação. Feche a boca para alimentos gordurosos. Procure atividades físicas. Procure os exercícios que você goste de fazer, estude o seu metabolismo, pois isso influencia no seu corpo. Procure ajuda de um nutricionista e um endocrinologista, ou mesmo um clínico geral. Isso é para crianças até os idosos.”

Pergunta: Minha namorada e eu fizemos a proposta da castidade, mas está difícil vivê-la. O que fazer?

Maria Renata: “É importante a partilha, ser sincera se está difícil, procure estar com outras pessoas, uma amiga, ou seja, evite ocasiões de estarem sozinhos. O namoro é tempo de conhecimento, mas se deve ter cuidado com a intimidade.”

Pergunta: O que comer de manhã e à noite? O café faz mal à saúde?

Dra. Gisela: “O café é estimulante, precisamos aprender a consumi-lo. A cafeína, para as mulheres, faz mal, pois estimula o bebê. Preciosamos voltar às nossas origens e consumir as raízes, como a mandioca, a tapioca… No almoço, não despreze o arroz e o feijão, pode trocar o arroz por arroz integral, o feijão faça rodízio, como o grão de bico. É importante também consumir salada nas refeições, mas também reveze. Consuma peixe, por exemplo a sardinha.”

Pergunta: Namoro há muito tempo, mas tenho medo de casar. Isso é normal?

Maria Renata: “Se esse medo for muito exagerado procure uma ajuda de um especialista; senão enfrente esse medo. Sabemos que o casamento não é fácil, mas é muito bom.”

Mulheres partilham suas experiências de fé e de cuidados com a saúde
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Pergunta: Sou mãe solteira. Como agir?

Maria Renata: “Criar é fácil, mas educar é muito difícil, o pai faz muita falta na vida dos filhos, mas o que se pode fazer é se aproximar de figuras masculinas, como um tio, o avô. Não se cobre por ter que dar conta sozinha, pois isso pode atrapalhar. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, ame seu filho. Seja presente na vida de seu filho.”

Pergunta: Toda a minha família está obesa. Que profissional procurar?

Dra Priscila Aquino, “A família toda deve buscar ajuda, fazer atividades físicas, principalmente ter ajuda de um grupo de apoio.”

Pergunta: A graviola cura o câncer?

Dra Gisela, “Nunca li nada sobre a graviola no  processo de cura do câncer, precisamos ter cuidado com o que ouvimos por aí sobre esses alimentos.”

 

Conheça mais do nosso conteúdo:


:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova   

 

↑ topo