Peçamos ao Senhor que aumente a nossa fé

Estamos no segundo domingo do Advento e a liturgia de hoje nos fala sobre as duas vindas do Senhor. A primeira, foi a Encarnação de Jesus, quando assumiu nossa carne e se fez semelhante a nós, menos no pecado, como diz São Paulo. A segunda vinda, para a qual a liturgia nos direciona é a respeito do Natal. Nós católicos precisamos estar atentos à profundidade que é para nós esta data tão significativa.

.: Comente as fotos do Facebook
.: Veja mais fotos no Flickr

São João Batista nos ensina a aplainar os caminhos do Senhor, a sermos semelhantes a Ele. Nós afirmamos em nosso Creio: “E de novo a de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos”. Isso irá se cumprir no grande dia que o Senhor tem para nós: A Sua segunda vinda.

Irmãos, devemos ir ao encontro de Deus e nos deixarmos encontrar por Ele. Proclamemos a vitória do Senhor em nossas vidas, as quais o tempo do Advento nos convida a viver. A graça de Jesus Cristo deve ser manifestada de forma plena em nossas vidas.

Na segunda leitura, o apóstolo Paulo, referindo-se àquela comunidade, pede coragem! Nós não podemos viver fora da comunhão com Deus, precisamos ser perseverantes, pois o Senhor quer completar em nós a obra já iniciada. Não desanimemos, irmãos, pois nós participaremos da vitória de Deus.

A nossa vida é Advento, ou seja, tempo de espera de ir ao encontro do Senhor. A tônica forte da alegria que está na liturgia de hoje é de contemplar as maravilhas que Ele fez em nós como cantamos no Salmo 125.

Na primeira leitura, o profeta Baruc narra o tempo de escravidão que viviam naquela época; eles sabiam que esta escravidão acontecia pela escolha que o próprio povo teve de adorar falsos deuses, mas Deus se compadece daquele povo ao ver que se arrependeram de seus pecados, e, a partir daí, estende a mão sobre eles, dando-os a vitória!

Estamos no Ano da Fé, momento que o Papa Bento XVI nos pede para celebrarmos de maneira profunda. E isto deve acontecer em nossa vida comum. Louvo a Deus, porque, durante este acampamento, vocês estão buscando esta vivência. Irmãos, firmemos o nosso coração na fé! Devemos ir ao encontro de Deus e adorá-Lo, reconhecendo-O como o Senhor de nossas vidas.

A vitória que vence o mundo é a fé! Não queiramos vencer os nossos adversários apenas por uma disputa, mas pela fé que temos em Deus e que tem o poder de convencer a todos.

Peçamos ao Senhor que nos dê a fé, a fim de que sejamos alegres; peçamos que Ele não nos deixe tristes. Assim como São Paulo dizer: “Eu sei em quem eu pus a confiança”. Por isso, Deus nos dê a fé para acreditarmos cada vez mais n’Ele.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo