Podcast: Fé e sofrimento, como permanecer firme?

Neste episódio do 'Podvir' – o podcast do canal de eventos –, a produtora de conteúdo do Portal Canção Nova Ariane Fonseca conversa com padre Marcos Pacheco sobre o dom da fé, sobre o sofrimento e a importância de acreditar naquilo que não se pode ver na vida dos cristãos.

Padre Marcos Pacheco, missionário da Canção Nova
Foto: Arquivo CN


:: Participe do Acampamento de Oração "Vai, a tua fé te curou"

Confira um resumo do bate-papo:

Podvir: Como ter fé durante o sofrimento?
Padre Marcos Pacheco: Nós precisamos entender que fé é essa semente que Deus colocou no interior da nossa alma no dia do nosso batismo e o sofrimento é uma realidade inevitável na vida de cada um de nós, principalmente nas pessoas que decidem amar. Não quer sofrer? Não ame!

Podvir:
Mas é difícil ter fé quando tudo está dando errado, não é, padre?
Pacheco: A fé nada mais é do que a certeza a respeito daquilo que não se vê. O sofrimento verdadeiramente se torna sofrimento na nossa vida quando nós não conseguimos ver além dele. O sofrimento é algo palpável, só que a fé faz com que a gente consiga enxergar aquilo que é invisível, aquilo que perpassa o sofrimento. Aí a gente consegue entender o que motivou Cristo a abraçar, com amor, a cruz, porque Ele não viu somente a cruz e o sofrimento, mas sim, a ressurreição.

Podvir: Qual é o benefício da fé na vida das pessoas?
Pacheco: A fé é esse dom, essa virtude que faz com que nós possamos superar tudo aquilo que é mundano, tudo aquilo que é limitado. A fé faz com que nós venhamos a perpassar tudo isso e a saborear a Deus, saborear a esperança, saborear uma vida em Deus.

Podvir: Fé é sentimento ou decisão?
Pacheco: A fé passa pelos sentimentos, mas não é sentimento. A fé é uma realidade vivida na decisão, porque, muitas vezes, na nossa vida de oração, a fé nos levará a permanecer com o Senhor não sentindo, não querendo estar ali… A fé leva a um amor profundo e faz com que você tome uma decisão.

Podvir: É possível ser católico e não ter fé?
Pacheco: É uma contradição, porque à medida que nos tornamos católicos batizados, somos tomados e agraciados com essas virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Então, não tem como ser cristão e não ter fé.

Podvir: O que os cristãos podem fazer para buscar melhorar o dom da fé?
Pacheco: Conversão. Buscar o sacramento da reconciliação é justamente isso: deixar que o Espírito Santo purifique e arranque tudo que está em torno do nosso coração. Assim, podemos entender aquilo que o profeta Ezequiel (cf. 36,26) diz: "Tirarei de vosso peito este coração de pedra e colocarei um coração de carne". Então, a conversão e o perdão dos pecados são a realidade que purificam os corações e fazem com que aquilo que temos de melhor dentro de nós venha à tona.

:: Acompanhe o programa 'Palavras da fé', na WebTVCN


Como baixar:

Ao ir para a página do Podvir, você encontrará, abaixo de cada um dos episódios, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.



Ouça o podcast na íntegra:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo