Podcast: Pais, espelho para os filhos

O problema de muitos pais é querer que os filhos sigam o caminho de Deus, no entanto, não lhes dão exemplos práticos no dia a dia. Neste episódio do Podvir – o podcast do canal de eventos –, a cantora e missionária Salette Ferreira fala sobre a importância do exemplo paterno na educação dos filhos.

:: Participe do Acampamento para famílias

Salette é casada há sete anos com o também missionário Marcelo, com quem tem dois filhos: Maria Luiza e Lucas. No podcast, ela fala ainda sobre a vida de oração em família e, no final, faz uma oração para os pais.

Salette Ferreira, cantora e missionária da Canção Nova
Foto: Arquivo Canção Nova

Confira um resumo do bate-papo:

Podvir: Quais exemplos você e o Marcelo buscam dar aos seus dois filhos?
Salette Ferreira: A primeira coisa pela qual eu primo é o exemplo de amor, eles precisam entender que eu e o Marcelo nos amamos; que não vivemos em guerra um com o outro. Em segundo lugar, que somos um casal consagrado, que temos nossa vida para Deus aqui na Canção Nova. Passamos o amor que temos pela obra,amando-a. Vivemos a vida em comunidade, sempre com eles, juntos, explicando o carisma na linguagem deles.

Podvir: E a vida de oração com os pequenos. Como funciona?
Salette: Nós temos nosso dia de grupo de oração em casa, toda segunda-feira nos reunimos para isso. E também nos momentos-chave do dia: hora de acordar, hora de comer, de dormir… Falo para os meus filhos que eles precisam se lembrar de Deus e agradecê-Lo na hora dos pesadelos, dos medos, da alegria, quando ganham um presente de que gostam… Sempre!

Eu explico para os meus filhos que estamos aqui na terra por causa de Deus. Procuro também evangelizá-los por meio de DVDs, CDs e produtos cristãos. Eles assistem a desenhos educativos, mas eu prefiro que eles vejam os com fundo evangelizador. Na TV existe muita coisa que polui a cabeça das crianças. Os pais precisam saber o que os filhos assistem na televisão ou acessam na internet.

Podvir: E em relação aos limites: no mundo hoje as crianças podem fazer o que bem entendem. Como você trabalha isso com Maria Luiza e Lucas?
Salette: Criar os filhos sem limites é algo muito perigoso, pois eles crescerão assim: serão adolescentes sem limites e adultos sem limites. É preciso impor limites desde cedo. Os nossos filhos precisam aprender a lidar com as próprias frustrações, com os ''nãos'' que os pais dão na hora certa.

Mas também não podem exceder porque muitos ''nãos'' estressam o filho. O ''não'' precisa ser dado na hora correta. Se você der só ''sim'', quando crescer, a criança não saberá lidar com os vários ''nãos'' da vida.

O ''não'' precisa ser dado com afeto, mas firme. Não adianta espancar a criança. Se ela espernear, deixe-a espernear. Depois que a raiva passar, ela vai entender. Se você não a deixa viver esse momento, bate nela ou vai agradá-la, ela não aprende. A criança precisa saber que você a ama e que os limites são feitos porque os pais gostam dos filhos e querem o bem deles.

 

Como baixar:

Ao ir para a página do Podvir, você encontrará, abaixo de cada um dos episódios, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.


Ouça o podcast + oração para as famílias:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo