Podcast: Para que fazer revisão de vida no Ano Novo?

Fim de ano é uma época propícia para fazer um balanço de tudo que foi vivido nos 365 dias. Mas para que é importante esta revisão de vida? Quem responde a pergunta é Walmir Alencar, fundador e cantor do Ministério Adoração e Vida.

O grupo musical vai participar do Acampamento de Ano Novo, que acontece de 30 de dezembro a 3 de janeiro, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O cantor inaugura o 'Podvir' – o podcast do canal de eventos do cancaonova.com.

:: Conheça o canal do 'Podvir'

Walmir Alencar, fundador do Ministério Adoração e Vida
Foto: Wesley Almeida


Leia um resumo do bate-papo:

Podvir: Por que é essencial parar e avaliar o que foi importante no ano?
Walmir Alencar: Muitas pessoas fogem da avaliação, pois, avaliar, planejar e projetar é algo muito difícil. Procuramos o confortável! A avaliação nos leva a olhar para nós mesmos, com ela descobrimos o que Deus quer de nós. O Ministério Adoração e Vida não vive sem fazer essa avaliação, nós nos reunimos para fazer uma revisão a cada semestre.

Podvir: Como se deve fazer essa revisão? Existe um formato a seguir?
Walmir: Depende da realidade de cada um, mas uma "pauta" é sempre importante. O rabiscar nos traz a oportunidade de retomar e ver o que rabiscamos. Coloque uma "pauta" nas coisas que você precisa revisar.

Podvir:
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, nos ensina: “Na vida nada deve ficar entulhado. Não podemos terminar o dia sem estar reconciliados com Deus, conosco e com os irmãos”. Isso quer dizer que devemos fazer uma revisão diária também?
Walmir: Colocar a cabeça no travesseiro nos impulsiona a perceber o que estamos fazendo. Particularmente, acho que devemos fazer também uma revisão diária. No Ministério Adoração e Vida vivemos no zelo, sempre cada um fazendo o seu balanço pessoal. Isso é uma maneira de revisar sempre!

Podvir: Como lidar com a frustração quando a pessoa fez um plano, fez a revisão de vida, projetou e não conseguiu alcançar o esperado?
Walmir: Cada um recebe as frustrações de um jeito, mas se faz necessário tratar o interior com otimismo, resgatando o que foi bom de uma situação ruim. Quando só olhamos o que não deu certo, fechamos os nossos olhos para aquilo que conquistamos. O grande problema da depressão é não ter gosto pelas coisas pequenas. Meu conselho é ler os livros de Santa Terezinha para exercitar e olhar as maravilhas e a beleza das coisas pequenas.


Como baixar:

Ao ir para a página do Podvir, você encontrará, abaixo de cada um dos episódios, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.


Ouça:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo