Pontos turísticos de Brasília (DF)

A capital brasileira, Brasília (DF), se prepara para completar 50 anos de fundação. Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek – a cidade também conhecida como a 'Capital da Esperança' – tem atualmente 2,5 milhões de habitantes, sendo que 1,9 milhão destes estão concentrados na área urbana e cerca de 90 mil, na área rural, conforme o último censo do IBGE (2000).

A cidade é a terceira capital do País. A primeira, entre 1578 e 1763, era São Salvador (atualmente Salvador), que foi transferida, posteriormente, para a cidade do Rio de Janeiro. Surgiu então a idéia de que a capital deveria ser no centro do Brasil. A região, onde seria construída a futura capital, foi estabelecida legalmente na primeira Constituição da República de 1891. Sua construção, entretanto, teve início somente em 1956, com a eleição do saudoso presidente mineiro, que se tornou um dos grandes nomes do cenário nacional pela ousadia e importância do feito.

Pietá – Catedral Nossa Senhora Aparecida- Brasília (DF)
Foto: Lucilene Silva

function open_gl(param){window.open(\’http://www.cancaonova.com/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}

:: Confira fotos de alguns pontos turísticos 

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que também concebeu o Lago Paranoá, o qual armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. E muitas construções, consagradas pela beleza e inovação, da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que chefiou o Departamento de Urbanística e Arquitetura na época.

Brasília é hoje classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Entre as atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente da República), o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo brasileiro), a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro e o Santuário Dom Bosco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo