Preparação para o Encontro das Novas Comunidades em Recife - PE

Bento XVI dirigiu algumas palavras aos fiéis presentes na praça de São Pedro, no dia 22 de maio deste ano, onde ressaltou a importância dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades na vida da Igreja.

O cancaonova.com disponibiliza para você um trecho desta mensagem, em preparação para o Encontro das Novas Comunidades do Nordeste, que acontece nos próximos dias 12 e 13, em Recife – PE.


Ao longo dos séculos, o cristianismo foi comunicado e difundiu-se graças à novidade de vida de pessoas e de comunidades capazes de dar um testemunho incisivo de amor, de unidade e de alegria. Precisamente esta força pôs tantas pessoas em \”movimento\” no suceder-se das gerações.

Não foi porventura a beleza que a fé gerou no rosto dos santos a estimular muitos homens e mulheres a seguir as suas pegadas? No fundo, isto é válido também para vós: através dos fundadores e dos iniciadores dos vossos Movimentos e Comunidades individuastes com singular luminosidade o rosto de Cristo e pusestes-vos a caminho.

Também hoje Cristo continua a fazer ressoar no coração de muitos aquele \”vem e segue-me\” que pode decidir o seu destino. Isto acontece normalmente através do testemunho de quem fez uma experiência pessoal da presença de Cristo. No rosto e na palavra destas \”criaturas novas\” torna-se visível a sua luz e ouve-se o seu convite.

O impulso missionário é comprovação da radicalidade de uma experiência de fidelidade sempre renovada ao próprio carisma, que leva além de qualquer fechamento cansado e egoísta em si. Iluminai a obscuridade de um mundo transtornado pelas mensagens contraditórias das ideologias!

Os Movimentos eclesiais e as novas Comunidades, são hoje, sinal luminoso da beleza de Cristo e da Igreja, sua Esposa. Vós pertenceis à estrutura viva da Igreja, Ela agradece-vos pelo vosso compromisso missionário, pela ação formativa que desempenhais de modo crescente sobre as famílias cristãs, para a promoção das vocações ao sacerdócio ministerial e à vida consagrada que desenvolveis no vosso âmbito.


Próximo final de semana:
Encontro das Novas Comunidades em Recife



Agradece-vos também pela disponibilidade que demonstrais ao receber as indicações operativas não só do Sucessor de Pedro, mas também dos Bispos das diversas Igrejas locais, que são, juntamente com o Papa, guardas da verdade e da caridade na unidade. Confio na vossa obediência imediata. Além da afirmação do direito à própria existência, deve prevalecer sempre, com indiscutível prioridade, a edificação do Corpo de Cristo no meio dos homens.

Qualquer problema deve ser enfrentado pelos Movimentos com sentimentos de profunda comunhão, em espírito de adesão aos Pastores legítimos. Ampare-vos a participação na oração da Igreja, cuja liturgia é a mais alta expressão da beleza da glória de Deus, e constitui de certa forma um aproximar-se do Céu à terra.

Confio-vos à intercessão daquela que invocamos como a Tota pulchra, a \”Toda bela\”, um ideal de beleza que os artistas sempre procuraram reproduzir nas suas obras, a \”Mulher vestida de sol\” (Ap 12, 1) na qual a beleza humana se encontra com a beleza de Deus. Com estes sentimentos envio-vos a todos, como penhor de afeto constante, uma especial Bênção Apostólica.

Techo da Mensagem do Papa Bento XVI
dirigida aos participantes do II Congresso Mundial
dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades,
publicada em 22 de maio de 2006.

Fonte: www.vatican.va


Veja também:
.: Vem aí: 12° Congresso Mundial das Novas Comunidades
.: ACESSE: euajudo.cancaonova.com
.: Imperdível! Concorra a 1 iPod e a 1 MP3 Player

Adquira em nosso shopping:

.: Encíclica: Deus caritas est,
Papa Bento XVI

.: Livro: Alimento Sólido,
Prof° Felipe Aquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo