'Procissão do Encontro' na Canção Nova

Dentro da Semana Santa, na quarta-feira, dia 20, aconteceu a “Procissão do Encontro” entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. De um lado os homens saíram com a imagem de Nosso Senhor, e de outro, as mulheres saíram com a imagem da Virgem Dolorosa. Aconteceu, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.

Para carioca Flávia Ribeiro, de 35 anos que acompanhou a“Procissão do Encontro” na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), exclamou que ao contemplar as dores de Nossa Senhora consolou o seu coração. “Tenho um filho de 19 anos que está envolvido com drogas, sofro muito com ele, mas hoje sou consolada, a dor de Nossa Senhora é maior que a minha, e ela permaneceu de pé, espelhando nela também permanecerei firme na oração.” Testemunhou Flávia.

Procissão do encontro
Foto:Clarissa Oliveira/cancaonova

Em clima de oração e silêncio, milhares de fiéis acompanharam as meditações, entrando no mistério profundo deste tempo, desta Santa semana. Confira pequenos trechos das meditações feitas:

1. Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23,34 a).

2. Hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23,43).
“Rezemos pelos pais e filhos que por algum motivo vivem a distância. Nossa Senhora que viveu a dor ao viver a separação vendo seu filho na cruz, interceda por nós. Entregamos a Virgem as dores da separação.” (Padre José Augusto)

3.“Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí a tua mãe” (Jo 19,26-27).

“Somos filhos de Nossa Senhora, assim como João assumiu a sua maternidade, assumimo Maria como nossa mãe.” (Padre Paulinho)

4.“Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?!” (Mc 15,34).
“A nossa vida sem Deus não é nada. Quantas opções fizemos escolhemos errado. E por causa das nossas maus escolhas, Jesus assumiu o nosso pecados.” (Padre Donizete)

5. “Tenho sede” (Jo 19,28 b).
“Agradeça a Deus pela salvação que ele lhe deu. Jesus continua gritando tenho sede dos meu filhos.”

6.“Tudo está consumado” (Jo 19,30 a)
.
“Quantos de nós estamos deixando de consumir? Quantos casamentos ficando pela metade? Somos chamados a redobrar as nossas forças. Somos chamados a testemunhar que tudo está consumado.”(Padre Fabrício Leitão)

7. “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23,46 b).
“Olhando pra Cristo e pra Cruz, vemos que em Cristo a morte não é o fim, mas um novo inicio" Diácono Adriano Zandoná.

Procissão do encontro
Foto:Clarissa Oliveira/cancaonova

– Procissão do Encontro
Na quarta-feira Santa, à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.

As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.

Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. o sermão tem o costume de ser mais exortativo. Após o sermão, a Verônica entoa um hino e mostra a toalha ensangüentada com a face esculpida no pano.

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo