Professor Franscisco Sodero apresenta suas obras sobre Ética para jovens

A produção desses livros está vinculada a minha própria atividade profissional. Eu sou professor na área de Humanas e sempre trabalhei com Ética, demonstrando uma grande preocupação com a educação e, educação é formação. Não podemos pensar em formação sem Ética, em função disso, fui trabalhando ao longo da carreira sempre visualizando as perspectivas de como transmitir às novas gerações valores e princípios que pudessem ser incorporados à vida prática, pensando na formação completa e integral da pessoa humana.

Quando fui convidado pela Editora Canção Nova para escrever sobre Ética, foi uma questão de adaptar esse conteúdo para uma linguagem de jovens do Ensino Médio e do final do Ensino Fundamental. Então, surgiu o livro \”Eu, tu, nós\” e depois editamos esse mesmo conteúdo para crianças do Ensino Fundamental de 1ª a 6ª séries, dando origem ao livro \”O mundo pode ser melhor\”.

É uma responsabilidade muito grande apresentar essas obras aqui na bienal e também um grande desafio, assim como representar a Editora Canção Nova diante de um público tão seleto e interessado nas novas produções que estão surgindo. Também é uma grande alegria poder ver um trabalho sendo produzido e difundido através da publicação dessas obras pela Canção Nova.

É interessante que, há uma década mais ou menos, alguns previam que com o advento da TV e da Internet, os livros iriam desaparecer, contudo, eles ainda seguem em uma linha linear, enquanto que as mídias em geral, atualmente, se de apresentam em círculos. O que percebo é que, com esse advento dos meios de comunicação, as pessoas foram estimuladas à prática da leitura. E o interessante é que isso chegou aos jovens. Como estamos em uma sociedade de conhecimento e de informação, naturalmente existe uma busca forte e, cada vez mais acentuada, pelo saber. Por outro lado também, as editoras têm trabalhado no sentido de melhorar a imagem e a apresentação desses produtos culturais. Isso tem atraído muito as crianças e os jovens. É nesse sentido que aumenta a procura dos livros e essa é uma tendência desse século. É muito importante que isso aconteça.

É fundamental o papel dos pais e dos educadores na orientação da escolha de material de Literatura, assim como o acompanhamento e o diálogo, esclarecendo a importância de uma boa leitura que possa contribuir na formação integral da pessoa. É importante que os pais acompanhem e estimulem a leitura dos seus filhos, assim como os professores e educadores.

Eu estou muito feliz em ver que meu trabalho está sendo reconhecido, sendo adotado pelo programa PNLD/2006, tanto o trabalho da produção do livro, como o trabalho da Editora Canção Nova em fazer toda editoração, ilustração e a produção final. Acho que é o reconhecimento do esforço de todo grupo que foi envolvido nesta produção. Isso mostra a potencialidade dessa editora e do tema: \”A Ética nos dias de hoje\”.

Professor Francisco Sodero

19ª Bienal do Livro. Pavilhão de Exposições do Anhembi. Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, tel. (011) 6226-0400. Entrada: R$ 10 (grátis para menores de 12 anos e idosos). Até 19/3.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo