Projetar o novo ano de coração limpo

Último dia do ano e a Chácara de Santa Cruz aqui na Canção Nova está lotada de peregrinos das diversas partes do país. O que os une? A Fé. 

 

Fila para confissão na Canção Nova no último dia do ano
Foto: Wesley Almeida

 

Os confessionários já estavam lotados logo pela manhã, mesmo com a garoa fina que cai. Talvez os fiéis estejam seguindo o 'Santo Conselho' da bela pregação de Pe. Vicente na Homilia da Santa Missa de ontem (Sexta-feira 30/11), onde o sacerdote motivava a todos para a reconciliação consigo, com o próximo e com Deus:“Não tenham medo, aproveitem esse tempo, busquem a confissão. Pois é de coração limpo que vocês precisam projetar um novo ano”.

Encontramos Cristina Feliciano que veio do Rio de Janeiro. A cidade que receberá neste período de réveillon cerca de 3 milhões de turistas. Porém, mesmo com tanta festa na cidade Maravilhosa, ela decidiu viajar quatro horas rumo ao interior de São Paulo em Cachoeira Paulista para passar seu quinto ano consecutivo em vigília: “Aqui é especial, eu venho me encontrar com Jesus. Eu acredito na renovação do amor de Deus em mim, esse é o maior presente. Estou aqui no confessionário para buscar a Indulgência plenária, quero estar em estado de graça.”

Ao seu lado estava Cristiane Silveira de Belo Horizonte (MG), coincidentemente ambos os nomes trazem o significado de 'Cristãs', quando fiz esta observação, ambas confirmaram essa unidade de fé mesmo sem nunca terem se visto: “Estamos aqui numa fé comum”, disse Cristiane. “Agora estou olhando para mim mesma e fazendo uma revisão de vida nesta fila da confissão. Quero ser uma mulher renovada no Espírito Santo. Em tudo eu aprendi neste ano que passou, até no que parece menos bom, aprendi, me reergui. Sou grata pelo ano que se encerra.”

A Fé une pessoas das diversas partes do país
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

 

 :. Veja + fotos no FLICKR

 

Amizade e laços que vão se estreitando e que trouxe as Catarinenses de Joinville para passarem a virada de ano de forma diferente, são elas Neli Dias e Cléa Coelho. As amigas foram se motivando mutuamente e acordaram bem cedinho para enfrentar a fila do confessionário, mas disseram valer a pena: “Sou festeira, sai muito durante o ano”, nos disse Neli, “percebi que este final de ano era tempo de parar, de fazer algo diferente, por isso estou aqui. Vim me confessar por convite da minha amiga e vi tanta gente, pessoas pegando senha para que tudo fique organizado… Pensei, deve ser mesmo muito importante me confessar, é valioso, eu vou me decidir. Essa minha amiga foi um anjo mesmo.”

Cléa a amiga mencionada completou: “Vim buscar força na presença do Espírito Santo para enfrentar os desafios que virão. Quero perseverar e fazer o bem, é o que eu desejo para 2012”.

Por aqui já está tudo preparado, agora estamos na expectativa do novo ano que se incia. O Santo Padre o Papa Bento XVI já nos traz sua mensagem para o ano de 2012, é como um roteiro de vida para tudo o que viveremos a partir da meia noite de hoje: « Não são as ideologias que salvam o mundo, mas unicamente o voltar-se para o Deus vivo, que é o nosso criador, o garante da nossa liberdade, o garante do que é deveras bom e verdadeiro (…), o voltar-se sem reservas para Deus, que é a medida do que é justo e, ao mesmo tempo, é o amor eterno. E que mais nos poderia salvar senão o amor?».

Por Cris Henrique

Leia a mensagem do Santo Padre na íntegra

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo