Projeto de vida para 2011: saiba como fazer o seu

Mais um ano chega ao fim e as metas e sonhos para 2011 começam a surgir. Como realizar um projeto de vida concreto para o próximo ano, evitando as frustrações? Segundo o missionário da Canção Nova padre Aluísio de Sousa, o primeiro passo é fazer uma revisão do ano que passou e, só depois, planejar. “É importante observar as qualidades e as fragilidades aprendidas nesse ano, em cada dimensão da vida, e colocar tudo no papel”, explica.

.: Comece o ano com bênçãos no Acampamento de Ano Novo

De acordo com o sacerdote, as principais dimensões que precisam ser trabalhadas são: humano–afetiva, intelectual, espiritual, familiar e profissional. Para  o missionário, na hora de planejar também é fundamental criar metas por mês, não anualmente como se costuma fazer. “Quando pensamos em sonhos para o ano todo, acabamos desviando o foco e, muitas vezes, não os cumprimos. Por mês, conseguimos ter um maior controle e nos cobrar mais”.

Faça a revisão de sua vida em 2010

Para ajudá-lo a realizar sua revisão, a equipe do Portal Canção Nova montou um modelo com base nas sugestões feitas por padre Aluísio. Imprima o documento e reserve um tempo só para preenchê-lo a fim de que realmente seja feita uma reflexão sobre sua vida.

.: Clique na imagem para baixar ou imprimir

Como usar o modelo sugerido?

  • Seguindo a sugestão dos tópicos apontados para reflexão, preencha, por área, o que foi feito durante este ano, em que você precisa melhorar em 2011 e, por fim, que passos você deve dar para alcançar esses objetivos. Nessa etapa, os passos podem ser colocados de modo geral, ou seja, podem ser objetivos a serem cumpridos durante todo o ano.

Crie seu projeto de vida para 2011

Feita a revisão, é hora de reunir os passos para você ser uma pessoa melhor em 2011 e começar a criar o projeto de vida. Como foi explicado por padre Aluísio, o planejamento mensal é mais indicado para não perder o foco, sendo assim, trace suas metas somente para janeiro. E não se esqueça: 'faça poucas coisas, mas as faça bem'.

.: Clique na imagem para baixar ou imprimir

Como usar o modelo sugerido?

  • Segundo o sacerdote, estipular datas para cumprir as metas ajuda a organizar melhor o projeto e a alcançar os objetivos. Sendo assim, não se esqueça de acrescentar prazos para seus objetivos.
  • Escolha, no mínimo, duas metas por mês, de cada dimensão, para serem cumpridas.

Ouça o bate-papo com padre Aluísio na íntegra:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo