Santa Missa encerra visita das relíquias de Dom Bosco na Canção Nova

A urna com as relíquias de Dom Bosco – fundador dos salesianos – deixou hoje de manhã a sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), rumo à capital paulista. A despedida foi selada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Wagner Ferreira, e contou com a presença dos cofundadores da comunidade católica, Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim (Eto).

:: Saiba o que é uma relíquia

A visita do objeto sagrado faz parte da peregrinação mundial das relíquias do santo italiano. Até dezembro de 2014, a urna percorrerá diferentes países do mundo com o objetivo de comemorar os 150 anos de fundação da Família Salesiana – que é festejada no mês de dezembro -, assim como preparar a celebração dos 200 anos de nascimento de seu fundador (1815). A iniciativa começou no dia 25 de abril do ano passado, em Turim, na Itália.

Santa Missa de despedida da urna com relíquias de Dom Bosco
Foto: Wesley Almeida

A urna chegou à Canção Nova ontem, no dia do aniversário sacerdotal de 45 anos do fundador da comunidade católica, monsenhor Jonas Abib. O sacerdote ordenou-se na Ordem dos Salesianos em 1964, aos 28 anos. Desde o nascimento, quando foi consagrado ao santo italiano, e mais tarde quando tinha 13 anos, ao ingressar no seminário, monsenhor tem tido uma forte ligação com a congregação fundada por Dom Bosco.

:: Conheça a história de monsenhor Jonas Abib

Na homília da Celebração Eucarística, padre Wagner destacou a importância do modelo de educação implantado pelo fundador dos salesianos a fim de atrair os jovens para a Igreja. O sacerdote enfatizou novamente, como fez na celebração de acolhida ontem, que o santo italiano “se fez pequeno para os pequenos”, por isso conseguiu atingir o seu objetivo de evangelização.

:: Leia a homília na íntegra

“Dom Bosco promovia brincadeiras nos seus oratórios para atrair os jovens. Depois, no momento oportuno, os catequizava. Ele não fazia do jeito dele, mas se fazia criança para conseguir falar com elas. Ele jogava futebol, aprendeu algumas artes do circo, tudo para aperfeiçoar-se e evangelizar melhor”, explicou o presidente da celebração.

O sacerdote destacou ainda que essa pedagogia para trabalhar com a juventude é a mais sensata, pois quando o adulto tenta “enquadrar os jovens na Igreja do modo deles”, eles não se sentem motivados visto que acham “chata e rotineira a vida cristã”.

“Dom Bosco foi muito inteligente. Ele estabelecia um relacionamento de confiança com os jovens, atraindo-os para a Igreja com coisas que eles gostavam. Depois, falava de Deus de uma forma dinâmica. Isso é evangelizar”, declarou.

Para finalizar a celebração, padre Wagner pediu a bênção e a intercessão de Dom Bosco para todos os catequistas e educadores que trabalham com o público juvenil. Luzia e Eto se aproximaram da urna com as relíquias do santo e fizeram a última oração.

A urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi confeccionada em alumínio, bronze e cristal. Ela contém uma escultura do santo, uma réplica de seu corpo incorrupto, que repousa na Basílica Maria Auxiliadora, na cidade de Turim, norte da Itália, assim como sua mão direita.

Confira os próximos locais que a urna vai visitar no estado de São Paulo:

9 de dezembro – São Paulo
Obra Social Dom Bosco
Rua Álvaro de Mendonça, 456

10 de dezembro – São Carlos
Salesianos São Carlos
Rua Padre Teixeira, 3.649

11 de dezembro – Piracicaba
Colégio Salesiano Dom Bosco
Rua Alfredo Guedes, Cidade Alta, 1.199

12 de dezembro – Americana
Colégio Salesiano Dom Bosco
Rua Dom Bosco, 100

13 de dezembro – Sorocaba
Colégio Salesiano São José
Rua Gustavo Teixeira, 411

14 de dezembro – Campinas
Obra Social São João Bosco
Rua Daniel de Godói Pereira, 42

16 de dezembro – Campinas
Escola Salesiana São José
Avenida Almeida Garret, 267

17 de dezembro – Campinas
Liceu Nossa Senhora Auxiliadora
Rua Baronesa Geraldo de Rezende, 330

18 de dezembro – São Paulo
Paróquia Dom Bosco
Rua Cerro Corá, 2.101, Alto da Lapa

:: Relíquias de Dom Bosco podem oferecer indulgência plenária

Veja também:

:: Saiba mais sobre a vocação salesiana
:: Canção Nova é admitida na família salesiana

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo