Software livre e prossumidor também são discutidos no InterCato

O período da tarde do primeiro dia do seminário “InterCato: Evangelização & Internet” – que acontece na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) – contou com palestras sobre software livre e prosumidores. O evento, que pode ser acompanhado ao vivo pelo site oficial (mediante inscrição), abre as comemorações do aniversário de 15 anos da comunidade católica na web.

.: Parte da manhã: comunicação digital e redes sociais

.: Saiba mais sobre o InterCato

Fábio Antônio durante apresentação sobre software livre
Foto:Williny Isaias/ Fotos CN

O administrador de Sistema Linux da Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação – Fábio Antônio Ferreira começou sua palestra explicando o que é software livre. De acordo com ele, o termo se refere a qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Ferreira apresentou ainda o sistema Linux – que é um software livre – e mostrou quais são as principais ferramentas que ele disponibiliza. “O Linux traz várias vantagens, as mais importantes são que é muito menos suscetível a vírus, pois possui código aberto; e é totalmente econômico, pois você não paga pelo software nem pela documentação de uso. Isso evita que você seja surpreendido por fiscais cobrando as licenças das ferramentas, como acontece com a Microsoft, por exemplo”, explicou.

Logo em seguida, o Diretor Geral e professor da Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP), padre João Carlos Almeida (conhecido como padre Joãozinho), falou sobre o processo de produção que está na mão do consumidor, também chamado de prossumidor (produtor + consumidor). “O prossumidor produz, edita e consome outros conteúdos”, comentou.

Padre Joãozinho palestrou sobre prossumidor por teleconferência
Foto:Williny Isaias/ Fotos CN

Por teleconferência – o sacerdote está participando de um evento em Mococa (SP) -, ele explicou a importância da pastoral digital, na qual a paróquia e os fiéis produzem conteúdo de evangelização. “Uma paróquia precisa ter Twitter, assim como os fiéis também precisam ajudar a evangelizar sendo presença na internet”, assinalou Almeida, enfatizando que “nada substitui o contato pessoal”.


Ainda dá tempo de participar do InterCato! Basta fazer sua inscrição para acompanhar as palestras. Todos os inscritos terão acesso aos vídeos e slides do evento.


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo