Universitários aprofundam a fé católica em evento na Canção Nova

"É muito difícil ser universitário e ser cristão. Então, se não tivermos uma base, se não buscamos nos aprofundar, não vamos aguentar", afirmou a estudante de Medicina, Camila Arruda Nicácio, 19 anos.

Para atender a necessidade dos jovens católicos universitários de se aprofundarem na fé e no conhecimento da Igreja, de forma a permanecerem firmes no Cristianismo, como testemunhou Camila Arruda, a Canção Nova realizou nos dias 4 e 5 de fevereiro um encontro para universitários, em Cachoeira Paulista (SP).

Com o tema "A quem você quer servir" o encontro contou com a participação do vigário judicial da Arquidiocese de Cuiabá (MT) padre Paulo Ricardo, do diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário de São José de Niterói (RJ), padre Demétrio Gomes, do apresentador do programa "Escola da Fé" da TVCN professor Felipe Aquino e do apresentador do programa "Revolução Jesus" Adriano Gonçalves.

Aprofundamento para universitários na Canção Nova
Foto: Robson Siqueira/CN

Segundo padre Paulo, as escolas têm ensinado aos jovens a pensar um mundo sem Deus, e "isso traz uma consequência muito grave, porque se Deus não existe, ninguém pensou o mundo". E continuou: "Se Deus não existe, eu não preciso obedecer a nenhum projeto. A consequência é uma revolta".

Felipe Aquino explicou que o mesmo Deus que nos deu a fé, também nos deu a razão, e que a ciência quanto mais avança, tanto mais ela descobre Deus. Ao falar sobre a história da Igreja desde a Idade Média, o professor contou que, desde esse período, a Instituição criada por Cristo já se preocupava em estabelecer escolas em todas as dioceses. "Nós tínhamos as escolas dos bispos e abadias. Essas escolas depois se transformaram em universidades", enfatizou.

Padre Demétrio informou aos jovens que o Cristianismo não é a defesa de uma ideia, não é conjunto de normas morais, mas o encontro com uma Pessoa, é o encontro com Jesus Cristo. E salientou também que só pode ser anunciador de Cristo quem teve um encontro pessoal com Ele.

Baseado nos escritos do Papa Bento XVI, Adriano Gonçalves disse aos universitários que toda pessoa humana tem necessidade de algo superior, do transcendente, tem necessidade de Deus. E notificou que Bento XVI afirma que "somos seres espirituais, e que negar essa espiritualidade é negar o direito do homem ser homem".

Sobre os problemas do relacionamento entre a fé e a razão no campo universitário, padre Paulo esclareceu aos participantes que a ciência está sendo usada por movimentos ideológicos como um instrumento para que os seres humanos se tornem materialistas, dizendo que "só podemos crer na autoridade da ciência". Contudo, destacou que a ciência só pode dizer o que a ciência é, e isso é apenas um recorte da realidade. "O conhecimento não é tudo. O conhecimento é apenas um aspecto da realidade". E esclareceu: "Através da fé, Deus nos revela verdades que a ciência não é capaz de questionar, entender, muito menos responder".

O sacerdote afirmou aos universitários que a Igreja já sofre a perseguição. E notificou que estamos caminhando para a ditadura do relativismo e que é possível sentir isso dentro da universidades com a perseguição religiosa, como testemunha Camila no início deste texto. E como agir diante dessa realidade? Padre Paulo orientou os jovens que primeiramente se coloquem à disposição de Deus. "Você não precisa ir contra o sistema, ele é maior que você, mas você pode levar Deus para as pessoas". E incentivou os universitários a formarem a fé, a estudarem os documentos da Igreja, os escritos do Papa, sugerindo também a formação com a ajuda de seu site http://padrepauloricardo.org.

"Precisamos manter a nossa fé porque estamos vivendo num tempo de grande apostasia. As pessoas querem fazer da Igreja Católica um instrumento de poder político. Elas não querem acabar com o Cristianismo, querem transformar o Cristianismo por dentro", instruiu.

Para finalizar padre Paulo indicou aos jovens que o caminho é estar com os olhos fixos no Senhor. "Deus nos deu uma esperança viva, coloque sua esperança em Deus que age nos corações", concluiu.


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo