Veja como foi o Simpósio Social

A Canção Nova promoveu entre os dias 5 e 6 de setembro um Simpósio Social – atividade integrante da Semana Social Canção Nova. O evento teve como tema “Saúde e Cidadania: tudo pelo motivo certo”, e buscou apresentar um cenário que, atualmente, é carente no que diz respeito ao as áreas sociais.

Em muitos casos, principalmente na área da saúde, pacientes são tratados apenas como mais um doente, ignorando assim totalmente o fato de estar diante de um ser humano que, muitas vezes, mais do que atendimento profissional, precisa se sentir amado, tocando assim na sua dignidade.

A Drª. Márcia Mayumi, responsável pela Unidade 4 da Rede de Desenvolvimento Canção Nova – o Posto Médico Padre Pio -, falou da importância do atendimento integral para que o paciente realmente receba a atenção necessária. Com isso, se faz necessária também a integração entre profissionais das mais diversas áreas.

Ainda falando sobre o atendimento integral, desta vez usando como estudo de caso o Posto Médico Padre Pio, a enfermeira Cristiane Ribeiro, coordenadora da equipe de enfermagem do Posto Médico, apresentou a metodologia de trabalho que hoje é aplicada durante os atendimentos.

– Acreditamos que um paciente não pode ser dividido, mas sim que o atendimento precisa ser completo, passando pelas áreas psicológicas, físicas e espirituais. Afinal uma doença pode ter inúmeras razões e temos casos de pacientes que precisam apenas de atenção e de alguém que possa ouvi-los – afirmou a palestrante.

O maior desafio do profissional que trabalha com atendimento direto com pessoas é ir ao encontro das necessidades mais íntimas delas, sem deixar que isso se torne apenas uma tarefa do seu trabalho, mas sim um exercício de iniciativa de amor.

O cuidado integral é como uma visão além do que é aparente, não permitindo que o profissional pare apenas nos sintomas apresentados pelo paciente, mas que busque compreendem suas origens, contando assim com o auxílio de profissionais de diversas áreas durante o tratamento e um pós acompanhamento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo