Você sabia que...?

  • O Hosana Brasil teve origem em 2004, quando foi finalizada a construção do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes. O acampamento serviu como forma de agradecer aos sócios que doaram ouro para o projeto. O Portal Canção Nova criou um hotsite para comemorar a inauguração.

  • O Centro de Evangelização tem 22 mil metros quadrados e 23m de altura. É o mesmo que um prédio de sete andares dentro de dois campos de futebol. A Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação – fez um concurso entre os colaboradores para a escolha do nome do evento. O ganhador foi Eugênio Jorge, que é ministro de música e fundador da missão Mensagem Brasil. Ele sugeriu “Hosana Brasil” por acreditar que o local é o lugar de onde se elevam louvores sem cessar aos céus por intermédio dos filhos de Deus: “Hosana Brasil!, pois se o nosso louvor cessar, as pedras clamarão” (cf. Lucas 19, 40). O missionário levou para casa um telefone celular como prêmio.

  • Em sua primeira edição, o Hosana Brasil reuniu mais de 200 mil pessoas. Diversas autoridades eclesiais participaram do momento, como o Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes; o Arcebispo de Cuiabá (MS), Dom Milton dos Santos; o Arcebispo de Curitiba (PR), Dom Moacyr Vitti; o Arcebispo de Aracaju (SE), Dom José Lessa; o Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Bennes; e o falecido bispo de Vacaria (RS), Dom Pedro Sbalchiero.

  • Ainda na inauguração, cerca de 15 seminaristas revezaram-se para caminhar 180 metros com aproximadamente 100 quilos nos ombros. Eles levaram uma arca de madeira para a Capela Santa Rita, que fica dentro do Centro de Evangelização. Durante a procissão, em meio às lágrimas dos fiéis,  diácono Nelsinho Corrêa pediu que o objeto sacro fosse levado mais devagar para o palco. Os seminaristas terminaram o percurso com muitas dores no corpo.

  • Já na edição de 2005, foi lançada a barca de oração. A peça de madeira,  confeccionada especialmente para o Hosana Brasil, tem mais de seis metros de comprimento e permanece no Centro de Evangelização durante todo o ano a fim de que os peregrinos depositem as suas intenções. Durante o evento, esses pedidos são queimados.

  • Em 2005, o evento também contou com presenças de grande destaque da Igreja no cenário mundial, como o bispo de Toulon, na França, Dom Dominique Rey; o responsável pela RCC (Renovação Carismática Católica) na África e fundador da Comunidade Yesu Ahuriire Community, padre Emmanuel Tusiime; o diácono da Igreja Maronita na Terra Santa, Sobhy Makhoul; e o responsável pelos eventos promovidos no Vaticano, Dr. Cavaliere Carlo Rimoldi.

  • O Hosana Brasil de 2006 foi o mais emocionante da história do evento. O saudoso padre Léo fez no sábado, 9 de dezembro daquele ano, às 11h15, a primeira palestra depois da descoberta de um linfoma de Burkitt (tipo de câncer). Mesmo debilitado fisicamente, o sacerdote conseguiu autorização médica para participar do acampamento e levou milhares de fiéis à emoção e às lágrimas com a pregação “Buscai as coisas do alto”. Ele pregou sentado devido às condições físicas, mas lembrou com bom humor que as pregações mais importantes Jesus fez nessa posição, como o Sermão da Montanha. Padre Léo morreu 26 dias depois, em 4 de janeiro de 2007.

  • Em 2007, foi inaugurada a pedra fundamental da igreja do Pai das Misericórdias. O  local está sendo construído na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), com a doação de ouro dos sócios evangelizadores – como aconteceu com a construção do Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes.

  • Na edição de 2009, a principal novidade foi o lançamento do DVD ‘Barco a vela’, da missionária Eliana Ribeiro. O momento mais emocionante do show foi quando ela cantou ‘Consagrado para amar’, no qual a cantora não segurou as lágrimas e chorou. Antes de começar a música, ela mostrou um vídeo em homenagem ao fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib, pelo seu ‘sim’ a Deus.

Agora que você viu todas as curiosidades das edições anteriores do Hosana Brasil, não vai perder o evento deste ano, certo? Monte sua caravana e venha agradecer a Deus pelas graças alcançadas em 2010!

Veja também:

.: Vai acampar na Canção Nova? Faça já seu cadastro de Camping!
.: Ligue para a Canção Nova e avise que virá ao evento
.: Traga seu pendrive e compre palestras por R$ 1,99
.: Dunga vai lançar DVD no Hosana Brasil

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo