Canção Nova realiza curso de formação no Japão

Eucarístia: "Fica conosco Senhor!"
30 AGO 2006
Membros da Renovação Carismática Católica e católicos brasileiros presentes na diocese de Nagoya-Japão, participaram, nos últimos dias 14 e 15, de um encontro de formação sobre a Eucaristia, que contou com a presença de padre Wagner Ferreira da Comunidade Canção Nova. O sacerdote, que foi o pregador oficial do evento, partilha as experiências e as alegrias vividas e fala das expectativas existentes quanto à missão da Igreja no Japão: "O encontro transcorreu sobre o sacramento da Eucaristia, cujo tema foi: 'Fica conosco, Senhor' (cf. Lc 24, 29). Particularmente, tive uma impressão maravilhosa do evento, pois ao ter a honra de ser convidado para transmitir o conteúdo aos presentes, pude testemunhar o modo como os irmãos e irmãs de fé acolhiam com alegria a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja a respeito de tão importante assunto. E ao constatar que a grande maioria dos participantes experimentou o despertar para a vida da fé em Cristo neste momento, percebi também a importância de se colaborar com o trabalho que já está sendo realizado por diversos padres, religiosas, leigos e leigas, missionários e missionárias que, incansavelmente, doam suas vidas para que outros tenham vida e vida em abundância. Minha participação, neste encontro, não teve como objetivo sugerir soluções aos eventuais problemas que cada um sofre pelo fato de viver no exterior, em outra realidade cultural bem diferente do Brasil. Minha contribuição visou ajudá-los para que pudessem ter uma compreensão de suas vidas a partir do mistério pascal, sacramentalmente presente na Eucaristia. É no mistério da 'fração do pão', é no mistério da participação comunitária na comunhão do Corpo e do Sangue de Jesus, realmente presente nas espécies do pão e do vinho consagrados, que os fiéis são fortalecidos para os desafios do cotidiano. Onde quer que estejamos, da Eucaristia brota um forte apelo para que nos comprometamos com o alegre testemunho de fé, esperança e amor. Este sacramento constrói uma nova cultura, a cultura 'pascal', a cultura da vida, a cultura por meio da qual todos são convidados para a vida do Reino, a cultura na qual ninguém deve se sentir excluído(a), a cultura em que a vida de cada ser humano deve ser respeitada em sua dignidade, mesmo quando nela se apresentem limitações e fragilidades. A Eucaristia é a ação de graças ao Pai de Amor, que nos deu seu Filho como dom de salvação. 'Por Cristo, com Cristo e em Cristo, na unidade do Espírito Santo', a Igreja oferece ao Pai o sacrifício de louvor, o mistério da morte e ressurreição de seu amado Filho, presente de modo especial neste sacramento. Sou grato a Deus, porque pude testemunhar também a beleza da unidade destes irmãos e irmãs, particularmente, aqueles que se colocaram à disposição para os serviços prestados durante o evento. Com o espírito de doação de quem veio 'não para ser servido, mas para servir', esses amigos de Jesus não economizaram energia nem tempo para a boa realização do encontro, tendo em vista as poucas horas que lhes restavam, após as 10, 12 ou até 15 horas de trabalho diário. A presença salvífica de Jesus não se manifesta somente no sacramento da Eucaristia, mas o próprio Senhor assegura tal presença quando seus discípulos e discípulas vivem unidos no amor d'Ele e no amor mútuo. Neste clima de ação de graças, gostaria de ressaltar também as celebrações vividas com as comunidades de Anjo, Toyohashi e Hibino. Assim como a visita realizada ao padre Higa (Salesiano) e aos irmãos da comunidade católica de Hamamatsu. Não posso me esquecer de citar a fraterna convivência com o padre Zeca (MSC), padre Anselmo (Verbita), a irmã Cecília e a comunidade religiosa dos missionários do Sagrado Coração de Johokubashi. Obrigado pelo testemunho que vocês dão de serviço de amor aos irmãos e irmãs! Termino este breve relato, desejando aos católicos brasileiros presentes no Japão felicidades de uma vida no Espírito ainda mais vigorosa. Unidos à Igreja do Senhor, presente no Japão, que Deus lhes conceda muitas graças para que o serviço de evangelização não atinja somente aos imigrantes brasileiros, mas também chegue ao coração do povo japonês. Ao constatar que o número de católicos brasileiros na diocese de Nagoya já ultrapassa o número de católicos japoneses, percebo que a missão de levar a luz de Cristo Salvador se torna um apelo de Deus para vida de vocês. Que Deus abençoe a todos!" Padre Wagner Ferreira
Padre Wagner Ferreira é membro da comunidade Canção Nova e sacerdote incardinado na Arquidiocese de Palmas – TO. Atualmente está fazendo doutorado em Teologia Moral em Roma (Itália).
Veja também: .: Formação: Obediência à verdade, Dom Walmor Oliveira .: Eu quero ser profeta, quero ser mártir .: TV CN: Sinais de guerra. Respostas de esperança
↑ topo