Sejam sábios, movidos pelo Espírito Santo

Quais as condições necessárias para servir?

A Palavra de Deus que nos é proclamada sempre tem um recado para nós e ela é para todos. Na primeira leitura, chamo atenção para a preocupação dos apóstolos, eles queriam ser fiéis, aos apóstolos cabia a grave responsabilidade da oração. A primeira tarefa do apóstolo é a oração e o anúncio da Palavra de Deus.

Temos que ouvir a Palavra, deixar que ela nos transforme e anunciá-la com coragem e convicção. Para servir às mesas, para exercer o ministério do diaconato, do serviço, é necessário duas condições:

Para servir, é preciso ser cheio do Espírito Santo e ter o dom da sabedoria. A sabedoria não é a pessoa que tem conhecimento de grandes bibliotecas, é a sabedoria que vem do sabor, que percebe os sinais, o apelo de Deus no dia a dia, é dom do Espírito Santo.

SejamsabiosmovidospeloEspiritoSanto

“O Espírito Santo nos dá consolo, sabedoria, valentia para vencermos as dificuldades.” (Dom Luiz Mancilha Vilela) – Foto: Regiane Calixto/cancaonova.com

Veja também:

.: No colo do Pai

.: Mãe sentinela

Para ser uma boa mãe, não é apenas se preocupar com a comida, antes de manifestar o seu amor, essa sua doação, deve ser uma pessoa movida pelo Espírito Santo que a conduz e a leva a amar verdadeiramente os seus, dar um sabor cristão à sua casa. Percebemos que, muitas vezes, nossas casas estão sendo invadidas por coisas ruins, sendo necessário que a mãe, o pai transformem essa realidade.

Trata-se das mães serem movidas por esse amor e passarem o amor, a ternura, a caridade, imbuídas do Espírito Santo, servirem com amor.

Quantas mães sofrem, o sofrimento tem sentido pascal, da cruz vitoriosa, e o Espírito Santo nos dá consolo, sabedoria, valentia para vencermos as dificuldades. O Espírito de Deus está com você, mãe! Se você chora por causa do sofrimento, chore com esperança. Não tenha medo de pedir a Jesus força, não tenha receio de nada, pois nossa confiança Nele nos dá coragem. Jesus não nos deixou órfãos, Ele está com cada um de nós, Ele faz morada em nosso coração, é nossa certeza de vitória.

Penso em tantas mães que estão passando por dificuldades. Não percam a esperança! A família é uma Igreja doméstica, e você não faz tudo sozinho. Deus está conosco, mesmo que a gente não veja. Bem aventurados não os que viram, mas creram! Deus está na sua família, coragem! Para isso é necessário deixar que o Espírito Santo nos dirija, nos ensine, nos santifique e assim, vamos fazendo um mosteiro do nosso coração, um templo em que saberemos fazer silêncio.

Ninguém fique desanimado, não desanime, coragem! Deus disse: “Eu estou com você!”, sem Ele você não pode fazer nada, mas com Ele podemos fazer tudo, não como queremos, mas como Ele quer. É Deus quem nos dirige, Ele não é carrasco, é um Pai misericordioso e não vai dar tudo errado.

“Sou Eu, não tenha medo!”. Com Jesus você pode vencer todas as dificuldades. Quando? Isso é problema de Deus, deixe que Ele guie sua vida. Nossa Senhora proteja todos vocês, derrame suas bençãos sobre a família de vocês para que possam ajudar muitas mães que estão sofrendo por aí.

Dom Luiz Mancilha Vilela (Arcebispo de Vitória)

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600

 

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com