Combatendo os vícios e as más tendências

Combatendo_os_vicios_e_as_mas_tendencias

Padre Chrystian Shankar. Foto: Arquivo Canção Nova

“Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra. Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira. Foi esta, então, a linguagem do Senhor: casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? – oráculo do Senhor. O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel.” (Jeremias 18, 1-6)

“Levanta-te e desce, curai para ser feliz!” Para ser feliz de verdade você precisa levantar, não fique sentado vendo as coisas acontecerem, não fique esperando tudo cair do céu. Deus está no alto e se você se abaixa Ele se aproxima. Se você não se ajoelha na presença de Deus, Ele não fica grande para você. Levanta-te para sonhar, para crescer, mas se ajoelhe e Ele fará de você como o oleiro faz com o barro.

Se somos vasos que se quebraram por causa do pecado, o oleiro pode nos refazer e assim ganhamos nova forma. Eu não tenho o meu querer, não tenho a minha vontade, preciso querer que Deus trabalhe em mim para que eu possa ser feliz de verdade.

Você faz as suas escolhas e as suas escolhas fazem você. Desde quando acordamos fazemos escolhas e somos a consequência delas. Mas, não adianta você combater as consequências do problema se não combater a causa. Você precisa combater aquilo que está te amarrando para que tenha liberdade interior.

.: Livro Conquistando a Liberdade Interior (Padre Adriano Zandoná)

Muitas vezes, o que falta em nossa vida é alguém para segurar em nosso braço para subirmos a escada rolante que existe em nosso caminho. A minha liberdade interior me possibilita fazer o que for preciso para me colocar por inteiro com o outro, sem me envergonhar. Não poupe gentilezas! Ser feliz é muito fácil, ser feliz é muito simples, basta olhar para uma criança que se alegra com um balão.

Nós perdemos a simplicidade. Quantas pessoas à sua volta que querem apenas um abraço, um sorriso, a sua atenção. As más tendências que nós temos e que impedem a nossa felicidade é a concupiscência, ou seja, a tendência para o mal. Mas, nós nascemos para ser feliz.

O seu nome tem uma identidade e você faz a experiência da ressurreição quando houve seu nome no meio da multidão. Deus te conhece, conhece a sua história e te chama pelo nome. A sua vida é argila nas mãos de Deus, deixe Ele trabalhar em você. Deus grita seu nome!

Combatendoosvicioseasmastendencias

“Deus te conhece, conhece a sua história e te chama pelo nome. “, disse padre Chrystian. Foto: Arquivo Canção Nova

Deus me aceita com tudo aquilo que tenho de inaceitável. Ele não fica abrindo o baú e puxando coisas velhas, Ele é o Deus do presente e não do passado. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra! Deus não está interessado em suas misérias, quando Ele te olha vê suas potencialidades.

As más tendências não nos dominam e crescem instantaneamente, elas crescem aos poucos. Por exemplo, ninguém se torna um alcoólatra no primeiro copo. O vício começa pequeno e se não houver vigilância vai crescendo dentro de você. Se você não abre seus olhos e seu coração aquilo que te dá muito prazer hoje será a causa da sua tristeza no futuro. Não se brinca com o pecado, com os vícios. Não deixe as coisas ruins crescerem dentro de você!

As más tendências que temos são: tendência a vícios; tendência à ira, há pessoas que ficam nervosas o dia todo; tendência autodestrutiva, a pessoa que quer se matar; a forte inclinação à promiscuidade e depravação. O marido que diz amar a sua esposa, mas não consegue ser fiel, tendo outras mulheres e sempre acessa sites pornográficos; tendência à dependência afetiva; tendência à idolatria do dinheiro; tendência ao consumismo; tendência à tristeza. Alegria é decisão! O pecado tira a sua paz e destrói sua auto estima.

Como se libertar das más tendências? Identificar a má tendência; encontrar a raiz do problema; aceitar que tem a tendência; mudar a sua vida, estando com pessoas que te amam e indo à Igreja.

Na nossa vida Deus nos dá as virtudes, mas às vezes trocamos as riquezas de Deus pelos pecados do mundo. Nós temos medos e sonhos, o medo nos paralisa, o sonho nos faz crescer. Quando você coloca os seus medos e sonhos aos pés da cruz de Cristo, a sua vida muda. Você nasceu para ser feliz!

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira esta palestra pelo telefone: (12) 3186 – 2600

contribuicaocn1


Padre Chrystian Shankar


Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Divinópolis – MG

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo