Carta à Igreja de Laodicéia

O que Jesus nos quer ensinar com a carta à Igreja de Laodicéia?

Carta à Igreja de Laodicéia_maria

Maria Beatriz Spier Vargas. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O Senhor nos falou através das sete cartas do Apocalipse. Vamos refletir sobre a “Carta à Igreja de Laodicéia” tirada do livro de Apocalipse.

Os cristãos para os quais aquelas cartas foram escritas, foram perseguidos pelo povo romano, com o passar do tempo, a fé deles tinha enfraquecido, e haviam falsos profetas que tentavam confundir a eles a respeito da sua fé em Jesus Cristo.

A resposta de Deus às pessoas aflitas e impacientes é o livro do Apocalipse, ou seja, são as sete cartas à Igreja.

O Apocalipse é um livro de revelações aos impacientes, e do que Jesus Cristo quer dizer a eles. As pessoas ficam tristes e não enxergam, por isso, Jesus Cristo, vem “tirar o véu”. Devemos O acolher no meio de nós.

Vamos ler a nossa Bíblia em Apocalipse 3, 14-22. O “amém”, Aquele que tem a última palavra sobre todas as coisas e a primeira também, é Jesus Cristo, porque Ele é a verdade incontestável.

O que é Laodicéia?

Laodicéia era uma cidade muito próspera e um centro industrial de referência. Lá havia uma lã negra, essa era usada para a confecção de roupa, além disso, era também conhecida como um centro de referência médica. Era uma cidade que orgulhava-se de sua estrutura. Porém, um dia, foi destruída por um terremoto e quis erguer-se sozinha, sem a ajuda do governo.

Jesus faz uma metáfora com a fé morna do povo de Laodicéia com a água morna que abastecia a cidade e causava náusea nas pessoas. Jesus nos diz que precisamos ter uma fé quente e não morna.

As setes cartas à Igreja, em todas elas, Jesus faz uma exortação, mas, na carta à Laodicéia, Jesus mostra sua misericórdia e o seu amor.

Comprar ouro de Jesus é O deixar reinar sobre a nossa vida e contra o mal, ou seja, devemos deixar o Senhor ser o centro. O ouro em seu estado natural não é puro, e vem misturado com outros minérios, mas, para extrair o ouro é preciso colocá-lo num fundidor para retirar o ouro.

Só Jesus é ouro puro! Existe ouro dentro nós, mas, muitas vezes, esse ouro puro que foi colocado dentro de nós, pois somos imagem e semelhança de Jesus Cristo, está por baixo de várias camadas de impurezas.

O único fogo capaz de purificar o coração humano é o fogo do Espírito Santo, desse modo, precisamos ser vigilantes e não podemos dar espaço ao pecado em nossa vida. O louvor extrai do nosso coração o ouro puro, por isso, sejamos vigilantes.

Jesus é o colírio que nos deixa ver com clareza, porque, mesmo diante das tribulações, o Senhor é capaz de nos mostrar a luz. Rezemos e peçamos a Deus que clareie a nossa visão. Só o Espírito Santo é capaz de nos revelar Jesus!

Jesus nos busca sempre

Cristo está sempre nos buscando. O salmo do Bom Pastor nos diz que “a bondade de Deus irá nos seguir por todos os dias da nossa vida”. Jesus está sempre correndo atrás de nós e Ele quer entrar no nosso coração, e quando Ele entra, somos capazes de entender o amor de Deus.

O que é ser vencedor? O que é sentar no trono? Para sermos vencedores e sentarmos no trono precisamos olhar para Jesus na cruz. Ele é o modelo de como podemos vencer as batalhas e as tribulações na nossa vida. Precisamos enxergar qual é o mal que está por trás das situações, e precisamos aprender a derrotar o mal que nos ronda.

O Espírito Santo nos diz em Apocalipse 22, 17: “E o Espírito e a esposa dizem: ‘Vem’. E quem ouve, diga: ‘Vem’. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”. Quem é a esposa? É a Igreja. O que eles dizem é “veem”, então, precisamos ir depressa e dizer para Jesus vir ao nosso lado.

Só nós podemos abrir a porta do nosso coração, sendo assim, somos nós que precisamos abri-la e deixar Jesus entrar para lavar o nosso coração com o seu sangue. Na face de Jesus é possível ver a dor que cada um de nós traz no coração, e Ele aceitou sofrer por nós, porque Ele acredita na nossa vitória.

Devemos deixar Jesus entrar, porque só Ele é capaz de nos ajudar a vencer diante das tribulações. Para nós, viver é Cristo! Peça ao Senhor para entrar no seu coração.

Assista um trecho da pregação:

Veja outras pregações:
.: Cartas às Igrejas de Pérgamo e Tiatira
.: Cartas às Igrejas de Sardes e Filadélfia

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

↑ topo