2º MUTICOM do Regional Sul 1 da CNBB

Como comunicar a fé sem perder a identidade diante do pluralismo em que vive a sociedade atual, trabalhando por uma cultura de paz? Essa foi a questão central do 2º MUTICOM (Mutirão de Comunicação) do Regional Sul 1 da CNBB, que aconteceu de 13 a 16 de julho na cidade de Itapetininga (SP). Cerca de 70 pessoas ligadas ao trabalho de comunicação católica, a maioria do Estado de São Paulo, participaram de palestras, oficinas e grupos de trabalho, refletindo o tema \"Comunicação da fé: pluralismo e identidade, por uma cultura de paz\".
.: Galeria de FOTOS deste 2º MUTICOM

OUÇA: Dom Orani fala do sentido de um Mutirão de Comunicação Dom Raimundo Damasceno diz que a Igreja precisa enfrentar o desafio das novas linguagens Dom Eduardo Bennes fala sobre a identidade cristã em meio à pluralidade
Dom Orani João Tempesta, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, abriu o evento falando sobre os desafios que vive a comunicação católica atualmente. Destacou que vivemos um processo de mudança cultural e de época, em que tentam \"tirar o Cristianismo da vida das pessoas\". Para o bispo, os comunicadores católicos precisam \"aprender a trabalhar na diversidade\" e o fato de conhecermos quais são os problemas que nos tocam já é um sinal de esperança. \"Quem foge do diferente para manter a identidade, tem uma identidade infantil\", expressou a Irmã Joana Puntel, em sua palestra, na manhã de sexta-feira. Segundo ela, o comunicador católico precisa conhecer-se, \"voltar a ser gente\" e anunciar a salvação a este mundo que vive o drama da busca por uma identidade. Para Padre Bizzon, assessor do Setor de Ecumenismo da CNBB, \"a paz é tarefa dos religiosos\". Ele falou na manhã de sábado, dando as definições sobre ecumenismo e diálogo inter-religioso. Ressaltou que precisamos \"construir pontes\", vencer a desconfiança, o fanatismo e o fundamentalismo.
Nas oficinas e grupos de trabalhos, os participantes apreenderam muitas técnicas, desde a diagramação de informativos paroquiais ao planejamento de ações sociais conjuntas. O evento foi realizado pela Pastoral de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB, coordenada pela Irmã Maria Alba Vega. As atividades se concentraram nas instalações das Faculdades Integradas de Itapetininga.

Edições realizadas

17/07/2006 a 17/07/2006 2º MUTICOM do Regional Sul 1 da CNBB
↑ topo