Circo Alegrai-vos chega à Canção Nova

O circo católico chega à Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), com atrações circenses que aliam o entretenimento à evangelização. Malabarismo, mágica, leitura de versículos bíblicos e testemunhos de conversão serão apresentados.

Neste mês começa a ser montado, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o Circo Alegrai-vos, da Comunidade Obra de Maria, cuja sede fica em Recife (PE). Ainda não há uma data para o primeiro espetáculo, mas a companhia circense vai permanecer na sede da Canção Nova até o mês de agosto com apresentações de quinta a domingo. Todos os espetáculos vão contar com shows e testemunhos de conversão.


Uma programação especial está sendo preparada para as apresentações durante o Acampamento PHN, de 15 a 17 de julho, que, neste ano, tem como tema o versículo "O amor jamais acabará" (I Cor 3,8). Durante o encontro, os jovens poderão assistir aos espetáculos que acontecerão durante os intervalos do acampamento.

À primeira vista parece um circo tradicional, mas esta é só a primeira impressão. A companhia circense traz elementos da cultura católica que auxiliam em nossa verdadeira missão: evangelizar. Para isso, a trilha sonora, a leitura de passagens bíblicas e os testemunhos de fé deixam claro que o entretenimento sadio é garantido para a cabeça, o coração e, principalmente, para a alma.

Depois de cinco meses de apresentações por cidades do interior nordestino, os artistas vão estrear na Canção Nova um novo espetáculo. A trupe é composta por mais de 20 artistas entre malabaristas, mágicos e palhaços.

Sobre o "Circo Alegrai-vos"

Ele nasceu de uma conversa entre o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa, e o membro da Canção Nova José Francisco dos Santos, o Dunga. Idealizador do PHN relatou a ele ter conhecido uma família circense em Vitória da Conquista (BA), que evangelizava por meio desse tipo de arte. De forma que Gilberto intuiu que a comunidade fundada por ele também poderia se utilizar desse meio como forma de evangelização, tendo em vista que faz parte do carisma dessa obra de Deus o evangelizar com alegria. Então ele entrou em contato com a família que, por causa das dificuldades financeiras, planejava encerrar as atividades circenses, propondo-lhes que fossem morar em Pernambuco a fim de iniciar uma experiência nova. A Obra de Maria entraria com o projeto de evangelização, o que foi aceito pelo grupo.

Outros artistas foram convocados e aceitaram aderir ao projeto, adaptando seus números ao estilo cristão. Em contrapartida, os profissionais garantiriam seu sustento e entrariam em contato com a evangelização, o que também transformou as suas vidas.



Reconhecimento da Igreja

A Igreja se preocupa com a arte circense como difusora da fé. Tanto que em dezembro passado promoveu, em Roma, o VII Congresso Internacional da Pastoral para Circenses e Feirantes com o tema "Circo e parque, catedral de fé e tradição sinal de esperança em um mundo globalizado". O apoio da Santa Sé foi um importante incentivo para a comunidade católica levar o projeto adiante.

Se você mora no Vale do Paraíba, região de São Paulo; no sul de Minas Gerais ou no sul do Estado do Rio de Janeiro (RJ), regiões próximas à sede da Canção Nova, reúna sua família, traga seus amigos e venha passar momentos de intimidade com Deus neste Território Eucarístico. 

:: Ônibus farão percurso Canção Nova - Aeroporto de Guarulhos (SP)

O encontro de Pentecostes é gratuito e não há limite de idade para participar. Você pode se hospedar na Pousada Sérgio Abib, que conta com 264 leitos, ou no Camping Canção Nova. Para informações sobre mais locais de alojamento conheça a Hospedagem Papa Bento XVI e o Grupo de Apoio às Pousadas.

:: Conheça as regras do camping
:: Saiba mais sobre a Pousada Sérgio Abib
 

Edições realizadas

13/07/2011 a 17/07/2011 Circo Alegrai-vos chega à Canção Nova
↑ topo