Somos imagem e semelhança de Deus, que é Amor

Somos_imagem_e_semelhanca_de_Deus_que_e_Amor

Padre Evandro Lima. Foto: Fernanda Mazoti/cancaonova.com

Fomos criados com muito amor, Deus nos criou à Sua imagem e semelhança

A Santíssima Trindade quer se fazer mais presente na nossa vida, quer se manifestar de uma forma diferente. Mas talvez, diante do que vivemos, ainda não tenhamos parado para pensar em quem é Deus.

O Senhor, em Sua bondade, criou todas as coisas. No relato da criação, em Gênesis 1,17, Deus diz que criou o homem à Sua imagem e semelhança; e Ele fez isso com muito amor. No entanto, para entendermos que fomos criados dessa forma, precisamos compreender quem Ele é.

Há um único Deus, não três, porque Ele é uno e trino. Apesar de ser um, o Senhor é considerado por nós católicos como três Pessoas que nos foram reveladas por Jesus Cristo. Estamos falando de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, três Pessoas num único Deus. Cristo, ao encarnar-se, veio nos trazer essa novidade.

A natureza divina é uma só, a substância e essência de Deus são únicas, mesmo que sejam três Pessoas. A essência do Pai é uma só. O Magistério da Igreja nos ajuda a tentar compreender um pouco mais a Trindade Santa.

Deus é um, Ele foi gerado. Esse grande mistério diz de uma geração, diz daquilo que sai d’Ele. Deus não foi criado, mas gerado de uma forma única: Pai, Filho e Espírito Santo. Ao ser gerado, Ele gerou Seu Filho, e esse amor que une Pai e Filho chama-se Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o relacionamento entre Pai e Filho, que é amor.

O Senhor Deus tem um plano de amor para nós. Ele quer que façamos uma experiência de amor com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, sem nos esquecer de que Eles são um único Deus e nós somos frutos desse amor.

Somosimagemesemelhancade_DeusqueeAmor

“A experiência que fazemos é com um Deus que cuida de nós e se coloca à nossa disposição”, disse padre Evandro. Foto: Fernanda Mazoti/cancaonova.com

O Pai criou tudo, e por gostar de tudo o que criou, Ele quis que nós, seres humanos, participássemos de Sua vida. E mesmo que você não saiba, certamente já fez uma experiência com Ele. Se você respira, você faz uma experiência com Deus, porque Ele lhe dá a vida. A experiência que fazemos é com um Deus que cuida de nós e se coloca à nossa disposição; como exemplo disso, temos a cruz.

Olhando toda a criação, o Pai viu que faltava algo, então Ele nos criou. Somos fruto do amor entre Pai, Filho e Espírito. Por nos amar, Ele não quer perder nenhum de nós, por isso, quando nos criou, o Senhor já estava antevendo nossa salvação. Mas para isso acontecer, nós temos de querer ser salvos.

O homem estava no erro, no pecado. Deus, em Seu plano salvífico, enviou Jesus Cristo para resgatar em nós aquilo que é vontade d’Ele desde o início. Jesus Cristo é a salvação enviada por Deus que se fez homem, veio para resgatar cada um de nós e nos mostrar quem Ele é. A função de Jesus Cristo, na terra, é nos mostrar quem é nosso Pai.

Esse é um mistério que precisa da fé para ser compreendido. E essa compreensão não acontece apenas com a razão, mas com a força do coração. A Trindade habita em nosso coração; e Deus só consegue realizar tudo, porque é Amor.

O amor do Senhor por nós vai além de nossos pecados. Queremos ser bons, há uma essência boa em nós, há amor dentro de nós e vontade de manifestá-lo, mas, em algumas situações, sentimo-nos abatidos. Nessa hora, precisamos contar com Deus para voltarmos ao caminho original, voltar para Seus braços, porque Ele é amor, é misericórdia e quer sempre que retornemos para Ele. O Senhor está sempre aberto para nos perdoar.

Quando Deus ama, Ele manifesta tudo aquilo que é. Em 1 João 4,8, lemos que o Senhor é amor e nada pode mudar isso. As nossas falhas e pecados não têm a capacidade de mudar o fato de que Deus nos ama. O que Ele mais quer de nós é que nos abramos ao Seu amor!

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn

↑ topo