Chamados a viver em comunhão

Nossa missão é viver a comunhão com Deus e entre nós

Dom João Inácio Muller
Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

A solenidade da Santíssima Trindade que hoje celebramos, significa contemplar Deus que é amor, família, comunidade e que nos criou para sermos expressão Dele no mundo. Afinal fomos criados à Sua imagem e semelhança.

Papa Francisco diz que: “A Trindade é comunhão das Pessoas divinas que existem uma para a outra, uma com a outra, uma pela a outra: esta comunhão é a vida de Deus, o mistério de amor do Deus vivo.”

Nossa missão é viver a comunhão com Deus e, por conseguinte, a comunhão entre nós. Quem vive a comunhão com Deus, vive a comunhão com os outros; quem não vive a comunhão com os outros, não a vive com Deus. Somos chamados a sermos uns com os outros, pelos outros, nos outros. Fomos criados para viver ‘aqui na terra como no Céu’. Nossa identidade quem a dá é Deus Trindade, que é Amor.

“Nas leituras, vemos que Deus está conosco, mas sua casa mais querida é o coração humano, é o coração de cada filho e filha. Cremos em um Deus que sabe da dor que passamos.”

Lamentável dizer: tem tanta casa de Deus sendo desfigurada! Cremos em um Deus que sabe dos nossos sofrimentos, das dores que passamos, das traições que sofremos, das sangrias da vida do pobre, que vive Eutanásia diária – lembro também das muitas barbaridades que assolam agora o nosso país! Fruto ou expressão da ganância, do egoísmo, do sistema do velho homem, como já dizia em 1998 o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Jesus, bem antes, falava isso, falava disso. E foi morto na cruz.

Se o Amor de Deus pudesse reinar, nosso mundo seria Céu; Deus Trindade quer habitar o mais íntimo de cada pessoa, Deus nos quer coerdeiros de Cristo e nada detém Jesus: Ele está sempre vindo em direção a nós; Ele não se cansa de buscar encontros conosco. É Deus em saída. Sua pedagogia é estar com e, por isso, nos garante: “eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

“Jesus disse ‘Ide’: Ide e fazei a todos entrar na lógica de Deus; ide e fazei todos provar a vida que Eu lhes mostrei. Tudo deriva para o amor e se move, impelido pelo amor, para o amor. É preciso ter a coragem de onde estamos, viver o Deus-Amor; ter a coragem de onde você vive, que seja como é lá no Céu.”

“Que você não se esqueça: onde você estiver, Deus está próximo, Deus está junto”.

Assista a um trecho da homilia:

Leia mais:

:: Deus nos dá um genuíno propósito
:: O segredo de Maria nos aprofunda no amor de Deus

Transcrito e adaptado por Thatiane Kédma

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo