Um amor que me faz amar

Padre Reginaldo Manzotti. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Padre Reginaldo Manzotti. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Palavra meditada está em I João 2,15: “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai”.

O que é a vida sem o amor de Deus? Nada! Porque o amor do Senhor nos faz ter esperança. Você já fez a experiência desse amor?

Quando São João diz que “Deus é amor”, ele se refere à maior manifestação de amor ao Pai. A palavra “amor” está mais do que desgastada, mas não podemos perder sua referência, pois o amor de Deus por nós é eterno!

Perceba que o amor das pessoas está disfarçado pelo egoísmo, pela indiferença, pela violência etc. Então, o amor exercitado em nós deve ser tal como o do Pai.

As pessoas não devem se casar quando apenas um ama, pois isso é um amor disfarçado. Deus não ama assim! Bento XVI diz: “Jesus e todo Seu mistério encarnam a unidade do amor a Deus e ao próximo como os dois braços da cruz, vertical e horizontal”. Jesus nos ama escancaradamente e somos chamados a viver essa experiência.

Você pode pensar: Padre, você veio falar de amor! Sim, precisamos falar sobre ele, sobre pessoas capazes de ser altruístas. Mas quando vemos pessoas que estão vivendo a separação, que pensam apenas em si, estas estão gerando o egoísmo.

O que é amar para Jesus Cristo? É amar sem limites. Para Ele importa mais a vida dos outros do que a Sua própria vida; para Ele amar é entender que amor é sacrifício, é gratuito e incondicional.

Quando São Paulo faz as suas cartas pastorais, diz: “Cuidado com os falsos pastores!”. Nós não somos a religião do “doentismo”, como se Deus só se manifestasse no pecador, como se nós só pregássemos para o doente. Não pregamos o sofrimento, mas pregamos, mesmo na dor, o sacrifício do amor!

Ninguém busca o sofrimento, mas a dimensão do sacrifício é necessária para o amor! Jesus não buscou o sofrimento e nenhum de nós deve buscá-lo! Deus se manifesta quando nos alegramos, quando dizemos: “Vale a pena viver!”. Você se sente uma pessoa amada por Deus?

João, diz o texto, era um discípulo amado, mas também amou. Ele esteve no Calvário com Maria, esteve com Jesus.

O amor começa na criação, somos frutos dele. Deus não nos ama por aquilo que fazemos, não nos ama visando se merecemos ou não o Seu amor. Qual é a dificuldade que temos para sentir o amor? Por que, às vezes, um cristão católico abandona a religião? Porque não consegue perceber que é amado por Deus!

"Não há amor autêntico a Deus e ao próximo sem sacrifício!", exorta Padre Reginaldo Manzotti. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Não há amor autêntico a Deus e ao próximo sem sacrifício!”, exorta padre Reginaldo Manzotti. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Nós somos feitos para a felicidade! Queremos amar, queremos nos sentir amados!

Você acha que Deus quer que alguém tenha câncer? Que alguém morra? Deus não quer que uma pessoa nasça com paralisia, não quer que muitos de nós estejamos desempregados. No coração do Pai, todos nós somos amados, somos empregados, não temos nenhuma deficiência.

Qual é a sua visão de Deus? Muitos de nós precisamos de um processo de cura da imagem de Deus; precisam refazer a imagem d’Ele. Jesus morreu por nós, porque percebeu o nosso sofrimento!

O amor ao próximo é um reflexo do amor que temos por Deus. Quem ama até sente mágoa, mas não as guarda para si; quem ama sente raiva, mas não age por meio dela.

Nós começamos a ser cristãos quando percebemos que Deus nos ama com amor eterno. O amor de Deus é tão grande, porque Ele é capaz de abraçar o pecador com o pecado, de lavá-lo, purificá-lo e ainda convidá-lo a sentar-se à mesa com Ele.

Não esperem o milagre para ter fé. Deus nos amou primeiro; nos ama sem merecermos, mesmo sendo pecadores. Não há amor autêntico a Deus e ao próximo sem sacrifício!

Não precisamos ser reféns dos nossos sentimentos, porque a vontade e o amor de Deus nos salvam. Quando amamos alguém, não o amamos pelo que ele é, mas pela autenticidade do Senhor.

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo