Em Ti confio, Senhor, e celebro a vitória

Márcio Mendes

Nós veremos a vitória do Senhor sobre esse mundo

Márcio Mendes Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

A Paz de Jesus esteja com você e com toda a sua família! Eu quero que você se sinta abraçado por toda a Canção Nova durante este Hosana Brasil 2019.

Convido você a abrir sua Bíblia e ler comigo o Salmo 1,1-6. Aqui está o segredo da felicidade e da vitória. Você quer ser feliz? Resposta: Salmo 1. Você quer vencer diante das dificuldades? Resposta: Salmo 1. Sim, meus irmãos, neste Salmo 1 está o segredo da felicidade e da vitória. Assim está escrito:

“Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição” (Salmo 1,1-6).

Veja só: quem caminha com Deus, o Senhor protege essa pessoa. Esta Palavra não vem falar de desgraça e de males, mas sim falar de bênçãos e felicidade.

Meus irmãos: se eu semeio fé, eu colho vitória. Daí a importância da nossa vida de oração. Somente através dela eu conseguirei frutificar, crescer nessa intimidade com o Senhor.

Perceba que, ao longo da sua vida, Deus fez você escapar de muitas situações de perigo. Eu creio que muitos que aqui se encontram têm inúmeros testemunhos do livramento que Jesus lhes concedeu. Não é verdade?

Nós podemos fazer muitas coisas, mas não podemos nos afastar de Deus. Veja que este Salmo também fala sobre “não trilhar o caminho dos pecadores”, ou seja, afastar-se das obras da carne. Deus não quer que vivamos nas obras da carne, mas sim nos frutos do Espírito Santo. São esses frutos que precisamos fazer crescer em nós. Daí a beleza do que vivemos instantes atrás, quando clamamos sobre nós o batismo no Espírito Santo.

Mas veja: quando eu e você não cultivamos esses frutos, quando não tratamos desse “jardim de Deus” que é o nosso interior, o que acontece? Acontece o mesmo que aconteceria a um jardim abandonado: as pragas crescem! Nosso interior é tomado pelo mal. E isso, infelizmente, ocorre com todo aquele que se afasta do Senhor.

Viver uma vida no Espírito Santo

Meus irmãos, viver uma vida no Espírito é viver uma vida nova. Hoje, o mundo deturpou o que é certo e o que é errado. Portanto, não podemos viver conforme os critérios do mundo.

Quero lhe fazer uma pergunta: “As pessoas quando se aproximam de nós, o que elas sentem?” Estou lhe perguntando isso para que você reflita se aqueles que fazem parte da sua vida se sentem bem quando estão perto de você, ou se sentem desanimados, tristes e não querem mais ficar por perto.

Sabe o que Deus exige de nós? Ele quer que façamos o que é direito, que pratiquemos o bem e caminhemos humildemente na presença de Deus. Isso é viver de forma íntegra, ou seja, parar de fazer o mal, não passar os outros para trás, não viver mais enganando o próximo. Eu e você precisamos assumir essa nova postura nesse novo tempo.

Peça a Deus a graça de ser uma pessoa boa, de não cansar de praticar o bem ao próximo, de gostar de dar e receber amor, pois tem gente que não sabe mais como dar e receber amor. Você que está desgastado na sua família, que já não consegue mais amar o seu cônjuge, ou ainda seu pai ou sua mãe, Deus lhe convida a amar a misericórdia, a não parar nas limitações do outro.

Sem Deus nós já fracassamos. Somos uns derrotados. Precisamos caminhar com Deus. Do contrário, você perderá para o vício do cigarro, do álcool, do adultério… Diante de qualquer problema você se entregará. Caminhar humildemente é caminhar em intimidade com o Senhor. É dialogar com Ele, apresentar-Lhe todas as preocupações e angústias, enfim, fazer de Jesus o nosso grande amigo. E isso é caminhar na bênção, caminhar na presença de Deus.

Quando eu me decido a caminhar distante de Deus, eu entristeço o Espírito Santo. Não é verdade que quando cometemos um pecado grave, a gente sente um peso na alma? Esse vazio, essa dor interior que sentimos ao pecar, tudo isso é a tristeza que o Espírito Santo sente pelos nossos pecados. E nós não queremos continuar causando essa tristeza a Deus. Para isso, precisamos de força para prosseguirmos firmes nesse santo propósito.

E de onde extraímos essa força? A Palavra de Deus nos ensina a partir do exemplo dos primeiros cristãos, pois eles perseveravam na oração em comum! Olha só o número de pessoas que se encontram nesse Centro de Evangelização. O Senhor está no meio de nós! O que estamos fazendo aqui, portanto, é o mesmo que aqueles primeiros cristãos faziam. E nós precisamos disso!

Leia mais: 
.:Ser Canção Nova é bom D+! Assista ao vídeo
.:A vitória por meio do louvor
.:A vitória é possível mesmo diante das batalhas 

Todo aquele que deseja viver uma vida nova, uma vida no Espírito, precisa se abrir à Palavra de Deus. Quando você leva uma Bíblia para dentro da sua casa, você leva o Senhor Jesus para dentro do seu lar. A Bíblia não é um livro, mas sim uma pessoa: a pessoa de Jesus Cristo. Entronize a Sagrada Escritura na sua casa e você verá ela encher-se de bênçãos.

Quem tem o Espírito Santo não tem medo de nada! Não tem medo da morte, medo da doença, nem mesmo medo do inferno (porque sabe que não irá para lá). Por isso, eu e você precisamos viver cheios do Espírito Santo. Sem a oração pessoal, corremos o risco de envelhecer sem sabedoria. E aqui vai uma preciosa dica: participe sempre da Santa Missa, porque aquele que recebe o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor não precisa ter medo de nada. O próprio Deus que está dentro de nós aniquilará todo medo, ódio, falta de perdão, desejo de morrer e tantas outras coisas ruins. Sim, meus irmãos, a Sagrada Eucaristia é o grande “antibiótico” que recebemos e que nos livra de todo mal.

Meus irmãos, esse mundo é de Deus. E nós veremos a vitória do Senhor sobre esse mundo. A sua família também é de Deus. E você verá a vitória de Cristo na sua casa. Creia nisso! Tome posse dos carismas do Espírito Santo, pois eles nos levam a cooperar com Cristo. Rejeitar os carismas não é rejeitar o poder de Deus, mas sim o amor de Deus, pois os carismas do Espírito são manifestações do amor divino por cada um de nós. Hoje, Jesus está se manifestando a você não somente para salvar a sua vida, mas também para lhe dar vida nova.

 

 

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo