O profeta anuncia a vinda do Senhor com sua vida

Seja um profeta, espere a justiça de Deus e tenha esperança que Ele virá

profeta

Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Nesta homilia quero convidá-lo a fazer valer a pena a vida que você vive. Faça valer a pena porque o seu lugar é o céu. É preciso fazer valer toda dor, todo sofrimento. Não queira brincar de ser cristão.

A verdadeira manifestação que nós temos que fazer é, ali onde estamos, fazer valer a pena todo o esforço, toda dor, toda renúncia.
A liturgia de hoje nos mostra a figura de João Batista para nos ensinar como viver fazendo valer a pena. É preciso que sejamos profetas, que esperemos a justiça de Deus e tenhamos esperança de que Ele virá.

Profetas

“João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”” (Mt3,3)

Deus um dia precisou de João Batista para anunciar a vinda do seu Filho encarnado. E agora Deus precisa de você para que seja este João Batista, não aquele que prepara a vinda do Senhor, que se encarna no ventre de Maria, mas a vinda daquele que vem em glória.

Em João Batista, identidade e missão se confundia. Porque cada um que é chamado a ser profeta, não consegue brincar de ser profeta, pois sua vida anuncia que o Senhor está vindo. Será que aquilo que somos se confunde com o fazemos? Ou acontece o contrário: o que fazemos se confunde com o que somos?

De que adianta você participar de mais um ‘Hosana’ e não colocar fogo do Espírito onde você está? O profeta é profeta, pois onde ele estiver, ele é um profeta. Muitas coisas você ouviu nesse Hosana, mas você vai esperar o Hosana de 2017 para se converter?

Somos chamados a ser profetas que anunciam a vinda do Senhor com a sua vida, como João Batista que onde estava, dizia: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.(Mt3,2)

Depois de participar de um Hosana, o que é que vai mudar concretamente na sua vida? A responsabilidade é tua. Não adianta somente ouvirmos palavras bonitas, precisamos mudar de vida. Precisamos ser profetas da cultura da vida. Seja um profeta que repudia o que não vem de Deus.

profetas justicaJustiça

“mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios.” (Is 4)

Que justiça é essa que queremos? Jesus virá para julgar os vivos e os mortos. E a justiça de Deus é dar ao outro aquilo que Ele precisa: a misericórdia. Mas não é uma misericórdia de passar a mão na cabeça. A misericórdia de Deus é quando Ele estende os braços para nos tirar dos buracos que nós mesmos cavamos. Mas o que adianta Deus estender seus braços se nós ficamos de braços cruzados?

Deus quer nos dar o que mais precisamos. E o que mais precisamos é do Seu amor. Eu acredito que ninguém erra querendo errar. E agora nós somos responsáveis por tudo aquilo que nós ouvimos nesse evento.

Os sinais na natureza nos mostram que tudo está acabando. A Palavra de Deus diz que antes do Senhor vir, haverá guerras. Isso está acontecendo? Eu preciso anunciar com a vida que Jesus está vindo. Católico que é católico professa com a vida que o Senhor está vindo.

A justiça de Deus é o Senhor nos dar aquilo de que precisamos, pois Ele não quer que nós nos percamos. Ele nos direciona; mas o que estamos fazendo com o que Ele tem nos dado?

Nós precisamos anunciar que a Justiça de Deus ainda está na misericórdia, que é nos dar o que precisamos.

profetas justica esperancaEsperança

“Irmãos: Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras, tenhamos firme esperança.” (Rm 15, 4)

O que estamos vivendo hoje, todo sofrimento, toda dor vai passar. Os sinais nos provam que está cada vez mais próxima a vinda do Senhor. Mas precisamos refletir: se Ele viesse hoje como nos encontraria?

Somos chamados ao céu. Por isso é preciso arrancar da nossa vida tudo que nos afasta do céu. Tirar as filosofias de que tudo é permitido, que posso fazer o que quero.

O que você tem no seu bolso que não te prepara para o céu? Talvez você tenha uma camisinha, no seu celular o telefone da amante, e tantas outras coisas que te afastam da vontade de Deus.

A nossa esperança, hoje, é de que um dia iremos para o céu. Mas nós precisamos correr atrás, pois não podemos nos perder com as coisas que hoje o mundo nos oferece.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Assista na íntegra essa homilia pelo Canção Nova Play!

Veja também:

::Ninguém seja deixado para trás
::Prega tuas derrotas na cruz de Cristo
::Deus é o vencedor do nosso presente, passado e futuro
:
: A misericórdia de Deus nos visitou

 

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com