Você é uma pedrinha indispensável no mosaico de Deus

Cada um de nós tem uma missão! Qual a sua missão no mosaico do Senhor?

Meus irmãos, o Senhor está insistindo conosco, porque, nesses últimos dias, os temas foram os mesmos. Os Evangelhos estão falando de evangelização. Foi impressionante quando o profeta Isaías narrou a visão que ele teve da glória de Deus.

Ele viu o Senhor sentado em Seu trono, na glória. E os anjos exclamavam: “Santo, Santo, Santo! Toda terra está repleta de Sua glória”, diziam os anjos. A terra vai ser repleta da glória de Deus quando Jesus vier na sua glória.

A Palavra fala de Céus Novos e Terras Novas; é a mesma coisa que café com leite que misturados formarão uma coisa nova, com sabor novo. Não será só Céu, só terra, será uma só coisa. Esta terra estará repleta da Glória de Deus, quando o Céu e terra se misturarem.

Quando você lê Isaías, ele está falando de Jesus, sem O ter conhecido. Ele anunciou antecipadamente a Cristo Jesus. Ele disse, em resposta ao Senhor: “Eis-me aqui, envia-me”. E aqui começa a missão maravilhosa dele.

“Aqui estou, envia-me, Senhor”!

Hoje, também, o Senhor está dizendo nessa grande São Paulo tão necessitada: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”. Interessante que não diz: “Quem irá por mim?”. Mas disse: “Quem irá por nós?”. Portanto, quem fala é o Senhor que é Trino: Pai, Filho e Espírito Santo. E, creio que, assim como Isaías você está dizendo: “Aqui estou, envia-me, Senhor”!

Cada um de nós tem uma missão. Talvez sua missão seja muito simples; e você ache que ela é muito simples. Mas, veja o que acontece com Amós: ele está sendo proibido de cumprir sua missão. Ele diz: “Eu não sou profeta de profissão, não escolhi ser profeta. Sou filho de pastor e também sou pastor”.

É como se eu dissesse: “Sou filho do pedreiro Sérgio”. Eu não sou profeta de profissão. Você pode estar dizendo: “Minha missão é muito simples”. Mas, eu posso dizer que todo o meu sacerdócio e toda minha missão estão alicerçados na honestidade de meus pais.

A nossa missão é imprescindível nos planos de Deus

Meu pai era muito carinhoso, às vezes, era um carinho rude, pois as mãos dele eram grossas, mas, meu Deus, que missão linda que ele realizou! Somos seis filhos. Eu posso dizer que não só ele, mas minha mãe também era uma mulher das dores. O médico tinha recomendado à minha mãe, dona Josefa: “A senhora não pode engravidar”. Pois, ela estava fraca por causa da tuberculose.

Veja: foram sete anos. E no final desses sete anos, minha mãe estava grávida. E o médico disse a ela tudo aquilo que podia e não podia dizer. E afirmou-lhe: “Venha amanhã, aqui, que eu vou tirar essa criança”. E ela disse: “Não, de jeito nenhum!”. Ele disse: “Você é louca? Quer morrer você e essa criança?”. E ela disse que não iria fazer aquilo. Ele então  disse a ela: “Se você não quer tirar a criança, então, não volte mais ao meu consultório”.

Mas, a firmeza de minha mãe, de não tirar a criança, fez com que ela fosse a uma clínica e, lá, o doutor disse que iriam cuidar da criança que ela esperava e que essa a curaria. A minha irmã nasceu e minha mãe foi curada da tuberculose.

Meu pai não sabia o que ele estava construindo. Você não sabe o que você está construindo sobre o alicerce de Deus. Eu sou fruto total do meu pai. Você não imagina qual a missão que Deus confia a você. Amós não imaginava o que ele estava construindo. Mas, a lição dele foi imprescindível nos planos de Deus. 

Você é uma “pedrinha” indispensável

“Você e sua missão são imprescindíveis no plano de Deus. Imprescindível quer dizer indispensável.”

Em Campinas, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, existe um mosaico. Mosaico é um quadro que se faz com pedrinhas. Imagine, quem o fez foi um artista polonês que, na época guerra, foi atingido por uma granada, a qual explodiu perto dele e, por isso, ele não tinha nenhuma das mãos e suas pernas haviam sido despedaçadas. Todo dia, alguém ajudava aquele artista a colocar os aparelhos, os instrumentos, nos “tocos” do braço direito e esquerdo; e ele trabalhava o dia inteiro colocando as pedrinhas no mosaico.

Você chega lá e vê: é uma coisa esplendorosa. A Igreja é alta e é um quadro só de Nossa Senhora Auxiliadora. Esta é a obra que Deus está fazendo em você, que é parte do “mosaico”. Se um homem desfeito, mutilado de guerra, fez aquela obra; imagine a obra de arte que Deus está fazendo em você.

Você é uma “pedrinha” indispensável, mesmo sem saber o seu lugar e a sua cor, mas, um dia, você saberá e estará totalmente satisfeito. Não temos que invejar a missão do outro. Porque um “mosaico” é cheio de pedrinhas diferentes umas das outras e, sem uma delas, ele não acontece.

Você é imprescindível e sua missão é imprescindível no “mosaico” maravilhoso que Deus está construindo com você

Os casais têm seu papel, e as famílias formam uma constelação. Eu fico imaginando qual o lugar que sua família ocupará nessa constelação. É por isso que seu pai, sua mãe, seu marido, sua mulher, seu filho e sua filha não podem faltar. E você precisa fazer de tudo para não desmanchar o “mosaico” de Deus. 

E é disso que fala as leituras desses dias: você é imprescindível e sua missão é imprescindível no “mosaico” maravilhoso que Deus está construindo com você. Sua família e, portanto, seus filhos, pais, netos, sobrinhos, tios formam uma constelação nesta obra de arte [mosaico] de Deus e são imprescindíveis. Você não pode deixar de cumprir sua missão.

 Cumpra sua missão, pois ela é imprescindível para o projeto de Deus!

Assuma as bênçãos de Deus para você. Levante sua mão direita e professe que você acredita que tem uma missão dentro desse projeto de Deus.

Transcrição e adaptação: Paulo Casella

↑ topo