PHN

Jovem, tenha uma visão curada e profética de si

Padre Mario Sartori

Padre Mario Sartori | Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Evangelho (Mt 10,7-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!

Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.

Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não os receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Meus irmãos, hoje celebramos a memória de São Bento. Um santo muito importante para a nossa cultura ocidental. Neste dia, o Salmo Responsorial é um convite a lembrarmo-nos das maravilhas do Senhor.

Ter uma visão curada e profética da própria história

A Liturgia de hoje nos traz José do Egito. Deus realizou maravilhas na vida desse homem. Ele era o caçula dentre seus irmãos. Era um sonhador, um visionário; e seus irmãos, com ciúme de José, o vendem como escravo.

E, nessa Primeira Leitura, vemos José como alguém que é poderoso no Egito. Ele reconhece seus irmãos que vão ao Egito para comprar trigo. Ele sabe que seus irmãos o traíram. E eles, em meio a tanto sofrimento, trazem dentro de si uma grande culpa. Talvez, aqui no nosso meio, existam jovens que trazem consigo uma grande culpa diante das escolhas erradas que fizeram no passado.

Leia mais:

:: Santidade: um verdadeiro desafio

:: Coração do guerreiro, morada das virtudes

:: Somente em Cristo encontramos a Verdade que liberta

Mas eu também acredito que existam, aqui nesse Acampamento PHN, jovens como José, que possuem uma visão curada e profética de si. José foi capaz de reinterpretar sua própria vida. Meus irmãos, Deus não desperdiça nada da nossa história! Se hoje eu colocar os meus dois pés em Cristo, o meu passado deixa de ser “meu trauma” para se tornar “minha glória”, o meu troféu. Coloque sua vida em Cristo e tenha uma visão profética de si, meu irmão!

José, ao revelar-se a seus irmãos, tinha a “faca e o queijo” nas mãos. Ele poderia se vingar deles por aquilo que lhe fizeram no passado. Mas quando a gente tem uma visão curada e profética de si, compreendemos que temos algumas coisas a superar.

Fidelidade e sonhos têm efeito colateral. José superou os efeitos colaterais de ser um sonhador. Ele era um jovem de Deus. Por isso, o exemplo de José é importante para você que é jovem. Não deixe para ser de Deus apenas quando você envelhecer. Seja de Deus agora, querido jovem!

As superações de José

A primeira coisa que José teve de superar foi a inveja dos seus irmãos. Além disso, teve de superar a dor de ser traído por eles. Mas José também foi preso. Você sabia disso? E por que ele foi preso? Porque ele foi casto! A mulher de Putifar, a quem José servia, estava “dando em cima” de José. Ela queria a todo custo ter relações sexuais com ele. Mas José se recusou a pecar por amor a Deus. Ele estava num país onde isso era comum acontecer. Mas José não caiu na sua sexualidade! Porque ele obedeceu a Deus, José acabou sendo honrado pelo Senhor. Mas já pensou se ele tivesse cedido ao pecado? José teria acabado como um simples empregado na casa de uma mulher fogosa.

José venceu a inveja, a dor da traição e a sua própria sexualidade. Queridos jovens, quantos por aí estão se perdendo por causa de masturbação, pornografia, nudes etc. Jovem, você precisa ser casto! Do contrário, você não verá as maravilhas do Senhor na sua vida.

“Deus tem grandes coisas para nós” – Padre Mario Sartori Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Outra coisa que José teve de superar foi as demoras de Deus. Além disso, ele soube fazer muito com pouco. Quando a nossa vida está nas mãos de Cristo, Ele realiza nela maravilhas. Ele tem grandes coisas para nós! José foi aquele que Deus usou para alimentar todo um povo. Deus quer também usar você para alimentar esse povo com a força da Palavra de Deus.

Hoje, também, celebramos São Bento. Esse santo que nos ensina a orar e trabalhar. Ele foi um monge que descobriu o grande poder existente no sinal da Cruz. Aprofundando-nos na história de São Bento, vemos como Deus foi realizando maravilhas através desse santo homem.

Agora, meu irmão, chegou a sua vez! Deus quer realizar maravilhas através de você. Somos por Cristo enviados a anunciar a Boa Nova. Porém, antes de dar algo é preciso primeiro possuir esse algo. E onde você recebe as graças necessárias para tomar posse delas? A resposta está na vida de oração.

Você precisa rezar

Querido jovem, você precisa rezar! Deus quer nos libertar dessa idolatria do celular, da internet, na qual vivemos nos desculpando, ao afirmar que não temos tempo para rezar.

Deus tem cinco verbos para nós: curar, ressuscitar, purificar, expulsar e de graça dar. Ele conta conosco para vivermos essas cinco atitudes.

Para isso, é necessário você viver na dependência de Deus. Você também precisa cultivar relacionamentos dignos. E, por fim, assumir a postura de anunciar a paz. Se alguém não quer a sua paz, paciência! Mas não perca de forma alguma a sua paz interior.

Enfim, Deus quer fazer de você uma maravilha para os outros. Portanto, tenha uma visão curada e profética da sua vida. Recordemos o refrão do Salmo Responsorial de hoje: “Lembrai as maravilhas do Senhor!” e coloquemos diante de Jesus a nossa história, as nossas dores e feridas, para que a nossa vida seja uma bênção para os outros.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
PHN 2019